Participação da AAC em eventos internacionais de GpT – 1997 – 2001

Em 1996, a Direção da Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra, face ao reduzido número de ginastas e à escassez de ginastas provenientes da classes de formação, tomou uma difícil decisão: interromper a atividade da classe de Competição, que se resumia à Acrobática e iniciar uma reestruturação da sua organização, alargando a sua divulgação, mobilizando mais crianças e proporcionando a estas, uma evolução mais sustentada.

Esta decisão, implicou também encontrar uma solução técnica para os ginastas que estavam no topo da estrutura de desenvolvimento, aos quais foi proposto que direcionassem os seus esforços para a área de Representação, criando a classe de Demonstração e garantindo uma presença assídua nos saraus dos clubes e atividades da Ginástica Geral, assim era denominada na altura, promovidas pela federação.

No entanto, foi com alguma surpresa que durante 1996/97 a classe se tornou uma referência nacional, causando espanto e admiração numa forma diferente de abordar os esquemas de grupo, em que “se conta uma história”. Na realização do Portugalgym nas Caldas da Rainha, o convite para participar na gala do evento, permitiu também questionar os dirigentes federativos da possibilidade em participar num evento europeu que se realizaria em Julho de 1997, o 2º Eurogym.

À resposta positiva, sucederam-se 2 meses frenéticos de angariação de fundos e uma viagem de autocarro até Friedrichsafen (Alemanha) onde as apresentações foram muito bem recebidas e originou um convite da organização para estar presente na Gala do evento (o processo de acesso à Gala passaria, no 3º Eurogym, a ser feito por indicação de cada federação). No regresso ficou a certeza de se ter iniciado, com sucesso, a participação da AAC em eventos internacionais de ginástica de grupo.

Assim, estabeleceu-se como objetivo a participação no evento maior, a 11ª World Gymaestrada, que se realizaria em 1999 em Gotemburgo (Suécia) e que teria um processo de apuramento para os Blocos de Interior no ano anterior. O facto de haver mais de 30 blocos candidatos às 15 vagas atribuídas a Portugal, não impediu o sucesso da candidatura e assim foi possível concretizar a primeira participação da Académica na Gymnaestrada, sonho antigo, com Apresentações de Cidade, a participação na Cerimónia de Encerramento e, principalmente, o momento nobre dos Blocos de Interior.

Com o Eurogym a realizar-se ainda de 4 em 4 anos, 2001, foi testemunha do quinto e último ano de existência da classe de Demonstração e da sua terceira participação em eventos internacionais, desta vez na Áustria (Dornbirn) onde se realizou o 3º Eurogym, garantindo assim a presença regular da AAC em festivais internacionais de ginástica.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *