Formação

Minhocas e Girinos

A ginástica é uma modalidade desportiva que proporciona às crianças um excelente desenvolvimento motor e garante desde cedo o desenvolvimento das suas capacidades físicas.

Quanto maior for a vivência da criança em termos de experiências motoras e lúdicas, maior será a sua capacidade de reter e processar informação. As classes de formação Minhocas e Girinos integram crianças de 2 e 3 anos permitindo-lhes dar os primeiros passos na Ginástica e na atividade física organizada. Jogos diversificados relacionados com habilidades motoras fundamentais, música, ocupação espacial, pantomima, socialização, são exemplos de algumas das atividades que integram as sessões de treino destas classes. Juntam-se-lhes também equilíbrios, deslocamentos em vários planos, cambalhotas e a exploração de alguns aparelhos.

Os pequenos Ginastas iniciam assim o seu caminho nesta fantástica, divertida, dinâmica e diversificada modalidade, sempre de um modo divertido e aliciante.

Pinotes

A classe Pinotes é composta por crianças de 5 e 6 anos que começam a praticar ginástica com carácter mais competitivo.

Os pequenos ginastas aprendem nesta classe um conjunto de capacidades e destrezas gímnicas num contexto de objectivos mais específicos a cada especialidade.

Existem seis classes que treinam 3 horas semanais distribuídos por 2 treinos.

Cambalhotas

Classes destinadas a crianças entre 4-5 anos onde é desenvolvida a motricidade infantil. Espaço onde são desenvolvidas as capacidades motoras básicas de correr, saltar, equilibrar, rolar, balançar, numa iniciação aos fundamentos básicos da ginástica. Espaço de descoberta e interação em ambiente lúdico mas disciplinado onde as crianças vivenciam as primeiras experiências de desenvolvimento individual e de grupo.

Pré Competição

Classes de formação com iniciação à competição formal nas áreas dos Trampolins e Tumbling e da Ginástica Acrobática.

São classes constituídas por ginastas dos 7 e 8 anos de idade (PC Infantis) ou 9 e 10 anos de idade (PC Iniciados) que têm como objetivo desenvolver os ginastas de forma global e fornecer-lhes as bases gímnicas para as primeiras competições “a sério”. O desenvolvimento da expressão corporal, a relação com a música e os elementos gímnicos com fase de voo são o grande desafio para estes ginastas.

Movimento, diversão, vertigem, vontade de aprender e muito trabalho é o que os espera.

Competição

Acrobática

As Classes de ginástica acrobática da AAC representam a modalidade que há mais tempo se pratica na vertente competitiva da Secção de Ginástica da Académica, sendo este um dos clubes que pratica a modalidade desde a sua génese no nosso país.

A Acrobática, como é vulgarmente conhecida, moldou gerações de ginastas ao longo dos anos e através dela passaram os mais destacados acrobatas do clube e do país, representando esta forma de fazer ginástica! Um misto de beleza, dificuldade e estética, que se combinam na simbiose dos corpos com a música e um praticável de ginástica… Ao longo dos anos muitos foram os feitos alcançados por diferentes gerações de ginastas, quer a nível nacional, quer internacional, sendo os resultados de maior destaque atingidos nos últimos anos com as múltiplas participações nos maiores eventos realizados da modalidade, tais como o Campeonato da Europa em 2011 e 2013 (medalha de bronze de pares mistos 13-19), Campeonato do Mundo em 2012, 2014 e 2018, Jogos Europeus em 2015 e Taça do Mundo em 2018 e 2019.

Na Académica a área da Acrobática divide-se em 3 níveis de prática, um de início do desenvolvimento competitivo (Acrobática 1), um de maturação competitiva na especialidade (Acrobática 2) e um de fase competitiva de topo (Acrobática 3) onde se procura atingir o máximo das capacidade individuais de cada ginasta enquadrados em pares e grupos como é próprio da ginástica acrobática.

Com cerca de 77 ginastas entre os 8 e os 20 anos, esta área da competição envolve também um conjunto importante de recursos de infraestrutura física e de meios humanos, para suportar a extensa actividade que varia entre as 8 e as mais de 12 horas de prática semanal, consoante a Classe. Acompanhadas por técnicos qualificados pela FGP, sendo estes Sandra Couceiro, Bárbara Figueiredo e Inês Germano e as coreógrafas Ana Rita Pratas e Ana Rita Fontes na Acrobática 1; Mariana Anjos e Ana Luísa Ferreira e o coreógrafo Pedro Calheiros na Acrobática 2 e por João Paulo Dias e Ana Rita Bastos com a coreógrafa Rosa Umbelino na Acrobática 3, as Classes contam ainda com a ajuda de diversos intervenientes que colaboram para que seja possível obter os melhores resultados quando chega o momento da competição.

Tumbling

O Tumbling é uma das áreas competitivas que existem na Secção de Ginástica da AAC. Os nossos ginastas executam séries de 3 a 8 elementos, consoante o escalão, numa pista de 25 metros.

A classe de Tumbling foi criada em 2001 fazendo história ao longo dos 19 anos de existência. É, desde essa data, uma referência nacional na disciplina, contando com inúmeras participações nacionais e internacionais, como clube, e até com presenças dos nossos ginastas em Campeonatos da Europa, Campeonatos do Mundo, Taças do Mundo e Jogos Mundiais integrados na Selecção Nacional.

O ano de 2021 não será excepção e poderemos assistir à participação já no início do ano de ginastas da AAC no Campeonato da Europa, em Sochi. Atualmente a estrutura do Tumbling conta com 3 classes, divididas pelo nível de desenvolvimento dos ginastas. A classe de Tumbling 1 conta com 13 ginastas, a classe de Tumbling 2 tem 12 ginastas e a classe de Tumbling 3 é constituída por 12 ginastas. Os treinadores e orientadores das classes são o Paulo Rodrigues, a Daniela Gomes, o João Saraiva e a Mariana Pombo.

Trampolins

O Trampolim surgiu há centenas de anos, inicialmente para preparação militar. Foi criado como desporto em 1936 por George Nissen e desde 2000, a modalidade de Trampolim individual é Olímpica. Portugal esteve representado em 2004 (Nuno Merino), 2008 (Ana Rente e Diogo Ganchinho), 2012 (Ana Rente e Diogo Ganchinho) e 2016 (Ana Rente e Diogo Abreu).

As Classes de Trampolins 1, 2 e 3 da AAC treinam trampolim individual, trampolim sincronizado e duplo-mini trampolim. No Trampolim os ginastas executam séries de 10 elementos avaliadas em execução, dificuldade, deslocação na lona (HD) e tempo de vôo (ToF). No Trampolim Sincronizado dois ginastas realizam em simultâneo a mesma série, sendo o fator mais importante conseguirem tocar na lona ao mesmo tempo, nos 10 elementos. No Duplo-mini Trampolim os ginastas realizam séries de 2 elementos após corrida preparatória, com receção no colchão.

Até 2007/2008, a classe juntava os Trampolins e o Tumbling, tendo havido especialização de classes a partir dessa época. Conta com inúmeros títulos nacionais e outros resultados relevantes no panorama Português.

Em provas internacionais, destacamos:
2014 - Daytona USA - Campeonato do Mundo por Grupos de Idades (Beatriz Pinto, Joana Abrantes e Sofia Guimarães)
2015 - Odense DEN - Campeonato do Mundo por Grupos de Idades (Joana Abrantes, Sofia Guimarães)
2016 - Valladolid ESP - Campeonato da Europa de Juniores (Diogo Fernandes - Medalha de Bronze por equipas no DMT)
2017 - Sofia BUL - Campeonato do Mundo por Grupos de Idades (Diogo Fernandes, Joana Abrantes)
2018 - Baku AZE - Campeonato da Europa de Juniores (Diogo Fernandes - Medalha de Bronze por equipas no DMT e Joana Abrantes)
2018 - St. Petersburgo RUS - Campeonato do Mundo por Grupos de Idades (Joana Abrantes, Rita Abrantes)
2019 - Tokyo JPN - Campeonato do Mundo por Grupos de Idades (Diogo Fernandes, Francisco Reis, Matilde Almeida, Maria Ana Monteiro, Rita Abrantes)

Ginastas de Trampolins que chegaram ao estatuto de Elite:
- Francisco Magalhães
- Beatriz Pinto
- Diogo Fernandes
- Joana Abrantes
- Rita Abrantes

Representação

sub20

Sob responsabilidade de Jorge Abrantes e Rui Magalhães, a SUB20 é uma classe de exibição constituída em 2001-2002, que trabalha na área da Ginástica para Todos (GpT), elaborando apresentações de grupo que têm como fim a presença em saraus de Ginástica, apresentações em escolas e eventos nacionais como o Portugalgym e o Gym for Life e ainda internacionais como o Eurogym e a World Gymnaestrada.

Constituída por mais de cinco dezenas de ginastas, a partir dos 16 anos, esta classe mista tem um vasto currículo em eventos de elevada qualidade, dos quais listamos os internacionais:

2019
– 16ª World Gymnaestrada – Dornbirn (Áustria)
– 23ª Gimnastrada Internacional Extremadura - Cáceres (Espanha).

2018
– 22ª Gimnastrada Internacional Extremadura - Cáceres (Espanha).

2017
– Turnfest - Berlim (Alemanha)
– XVIII Gimnastrada Internacional Extremadura - Cáceres (Espanha).

2016
– 10º Eurogym - Ceske Budejovice (Rep. Checa)
– XVII Gimnastrada Internacional Extremadura – Cáceres (Espanha).

2015
– 15ª World Gymnaestrada – Helsínquia (Finlândia);
– XVI Gimnastrada Internacional Extremadura – Cáceres (Espanha);

2014
– 9º Eurogym – Helsingborg (Suécia);

2012
– 8º Eurogym – Coimbra (Portugal);

2011
– 14ª World Gymnaestrada – Lausanne (Suíça);

2010
– 7º Eurogym – Odense (Dinamarca);
– XI Gimnastrada Internacional Extremadura – Cáceres (Espanha);

2009
– X Gimnastrada Internacional Extremadura – Cáceres (Espanha);

2008
– 6ª Eurogym – Albi (França);

2007
– Gymnastica – Burstadt (Alemanha);

2006
– 5ª Eurogym – Ghent (Bélgica);

2004
– 4º Eurogym – Jyvaskyla (Finlândia);

2003
– 12ª World Gymnaestrada – Lisboa (Portugal)
– Cerimónia de Abertura do Campeonato do Mundo de Andebol – Viseu (Portugal). De referir ainda que esta classe é sucedânea da Classe de Demonstração (1996-2001) que igualmente marcou uma época da GpT com apresentações de elevada qualidade:

2001
– 3º Eurogym – Dornbirn (Áustria);

1999
– 11ª World Gymnaestrada – Gotemburgo (Suécia);
– Cerimónia de Encerramento do Campeonato do Mundo de Basquetebol – Lisboa (Portugal).

1997
– 2º Eurogym – Friedrichshafen (Alemanha).

Aramista & Ícaros

Aramista & Ícaros foi a mais recente classe de Demonstração a surgir na Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra. Esta é composta por cerca de 40 ginastas, com idades compreendidas entre os 11 e 15 anos.

O seu objectivo é representar a AAC na área de Ginástica para Todos, onde há uma junção de figuras de acrobática de grupo, alinhamentos, coreografias e diversos elementos gímnicos, bem como com saltos de mini-trampolim, tendo como finalidade a sua representatividade em saraus de Ginástica, demonstrações em escolas/Associações, eventos distritais (Ginástica ao Centro, etc.), nacionais (PortugalGym e GymForLife) e, ainda, internacionais (EuroGym). No desenrolar desta época contamos com os treinadores Édi Condorcet e Mónica Wolters, numa carga horária por semana de quatro horas.

O desenvolverdesta área e classe tem sido vasta e com sucesso, motivando a prática da modalidade e estimulando a capacidade individual e em grupo, tanto a nivel de prática desportiva como a nivel pessoal e social.