Taça de Portugal de Ginástica Acrobática

Realizou-se este fim-de-semana em Guimarães, enquadrada na Festa Nacional da Ginástica promovida pela Federação de Ginástica de Portugal, a Taça de Portugal de Ginástica Acrobática, último evento oficial da época 2012-2013 da especialidade.

Este foi também o último momento de apuramento para o processo de selecção que conduz os ginastas até ao Campeonato da Europa a disputar em Odivelas em Outubro.

A Taça de Portugal, tem a particularidade de ser disputada num sistema de todos contra todos, em que não há distinção de especialidades (pares, trios, quadras) e em que júniores competem com seniores (Escalão Absolutos) e Juvenis competem com Age Groups 12-18 (Escalão Esperanças), sendo portanto um momento sempre especial para todos quantos garantem no Campeonato Nacional o apuramento para o evento.

A Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra esteve presente com aquela que foi a maior delegação de sempre neste evento, sendo também o 2º clube com mais pares/grupos presentes, logo atrás do Ginásio Clube Português.

Tendo apurado uma comitiva de 15 ginastas distribuídos por 3 pares e 3 trios, nos 2 escalões da competição, Esperanças e Absolutos, a Académica obteve também o melhor resultado jamais alcançado, ao garantir a presença de 4 pares/grupos nas finais disputadas pelos oito melhores de cada escalão. No escalão de Absolutos a presença nas finais foi garantida pelo par misto João Martins/Inês Germano que se quedaram por um brilhante 4º lugar a 0,5 pontos do pódio, naquela que foi a melhor prestação alguma vez alcançada por um par da AAC e tendo ainda demonstrado grande capacidade técnica ao realizar o 2º exercício com maior dificuldade das finais, algo relevante para um par habitualmente Júnior. Ainda em Absolutos o trio feminino Elite, Maria Carvalho/Ana Pratas/Rita Queirós assegurou um lugar na final, alcançando um honroso 8º lugar numa final de alto nível competitivo.

Em Esperanças, o trio feminino Sandra Couceiro/Filipa Simões/Constança Monteiro o par misto Pedro Calheiros/ Beatriz Côdeas alcançaram respectivamente o 7º e 8º lugares na final, em provas de bom nível com um excelente lote de ginastas a disputar os lugares do pódio. Também presentes na prova, ainda que não atingindo a final, estiveram o par feminino Isabel Pinheiro/Francisca Veloso e o trio Inês Cardoso/Inês Martins/Margarida Lameiras, ambos a ocuparem os 12º dos respectivos escalões.

Os resultados dos ginastas academistas foram de excelente valia tendo em consideração a qualidade técnica observada na competição ao longo do fim-de-semana, e resumem-se assim:

Escalão Absolutos:

  • 4º lugar – João Martins/Inês Germano – Par misto
  • 8º lugar – Maria Carvalho/Ana Pratas/Rita Queirós – Trio Feminino
  • 12º lugar – Inês Cardoso/Inês Martins/Margarida Lameiras – Trio Feminino

Escalão Esperanças:

  • 7º lugar – Filipa Simões/Sandra Couceiro/Constança Monteiro – Trio Feminino
  • 8º lugar – Pedro Calheiros/Beatriz Côdeas – Par misto
  • 12º lugar – Francisca Veloso/Isabel Pinheiro – Par Feminino Juvenil

Para os ginastas da Académica, esta competição foi o culminar de uma época competitiva nacional que se iniciou em Fevereiro, e que termina agora com excelentes prestações desportivas ao longo de toda uma época. A nível internacional uma delegação academista participará ainda no Turin Acro Cup a disputar em Itália no próximo mês de Julho.

RESULTADOS

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *