Resultados Copa Galiza 2014

O último mês da classe de Trampolins da Secção de Ginástica da AAC tem sido principalmente a preparar as 2 provas de Março. A primeira delas realizou-se no passado sábado, 08/03/2014, na cidade Espanhola de Pontevedra. Uma equipa de 19 ginastas, 2 treinadores e 2 juízes rumaram 300km a norte para a 2ª participação nesta competição internacional – Copa Galiza.

Para muitos foi a primeira competição internacional e apesar de ser relativamente perto, é sempre uma motivação extra, bem como uma logística diferente e mais exigente, já que os hábitos de competição são distintos. Este ano a competição foi ainda mais difícil porque todos os espanhóis de topo estavam presentes. É que esta prova era para eles de qualificação para os campeonatos da Europa que se vão realizar em Abril próximo, na cidade de Guimarães.

No escalão mais jovem (8 – 12 anos), destaque para Joana Abrantes, que festejou o 12º aniversário do dia anterior com um 3º lugar individual em Trampolim. Destaque igualmente para os finalistas na sua primeira competição internacional: Gonçalo Carvalho e Carolina Carneiro em 5º e 6º lugares respectivamente, em Duplo-Mini Trampolim (DMT). Já Diogo Fernandes não conseguiu dar o seu melhor devido a uma lesão que o afectou na última semana de preparação.

No 2º nível (13-14 anos), a estrela da Académica foi Marta Marques. Para a ginasta que mais competiu, o dia foi longo, mas muito produtivo. Finalista nos 2 aparelhos, conseguiu a medalha de bronze em ambos. Rafaela Carneiro foi finalista terminando num excelente 5º lugar no DMT e João Fonseca manteve a classificação das preliminares para as finais: 7º no DMT.

No 3º escalão (15-16 anos), as raparigas estiveram em excelente destaque no DMT, ocupando o 2º e 3º lugares mais baixos do pódio. Juliana Almeida ficou a apenas 0,1 pontos do 1º lugar, uma decisão de pormenor que a afastou do título que merecia pelo esforço que tem vindo a fazer nos treinos. Irina Lopes foi a 3ª classificada num pódio totalmente português, com o título a sorrir á ginasta de AAUTAD (Vila Real). Luís Simões foi o representante masculino igualmente em destaque. Num escalão particularmente competitivo, conseguiu classificar-se em 8º lugar na final e conseguiu ainda subir para 5º lugar final.

O escalão sénior viu um Francisco Magalhães pouco inspirado no Trampolim e ausente do aparelho onde é Elite, por opção técnica. Terminou a competição no 7º lugar. A competição terminou com um esforço de louvar de João Mendes que mesmo estando com uma lesão nas costas, conseguiu aguentar o 5º lugar das preliminares para as finais.

Foi uma prova que muito motivou a equipa e servirá de alento para a qualificativa para os nacionais que se realizará no próximo fim de semana em Sangalhos. Parabéns aos ginastas pelas prestações!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *