Resultados CD ACRO II

Na passada manhã de sábado, dia 28 de Fevereiro realizou-se na Escola Secundária José Falcão o Campeonato Distrital de Ginástica Acrobática II, desta feita destinado aos escalões de Juvenis, Juniores e Seniores.

Esta prova é considerada uma das mais importantes da época uma vez que permite, ou não, a continuidade dos ginastas nas competições nacionais, apurando-os para a prova qualificativa. Apesar da não muito extensa competitividade da prova, este é sempre um momento encarado com bastante cautela por parte dos ginastas e treinadores.

A comitiva da AAC foi composta por 20 ginastas, repartidos pelos 3 escalões e diferentes especialidades.

Começando pelos Juvenis, ambos os pares/grupos foram estreantes em competições neste escalão que obriga à realização de 2 exercícios o que por si só aumenta a exigência. O Par feminino constituído por Francisca Costa e Marta Brás, realizou um exercício de dinâmico com pequenas falhas mas conseguiu dar a volta por cima no exercício de equilíbrio e somar 48,567 pontos, obtendo o 3º lugar. O grupo feminino constituído por Mariana Veloso, Ana Carolina Mascarenhas e Carolina Veloso, apresentou algum nervosismo no esquema de dinâmico que comprometeu a realização de alguns exercícios mas mais uma vez mostraram atitude e vontade de cumprir os objetivos estabelecidos e no esquema de equilíbrio mostraram segurança e atitude necessárias a uma prestação de bom nível, obtendo um total de 49,233 pontos e sagrando-se vice-campeãs distritais.

Passando ao escalão Júnior, a AAC esteve presente com o par feminino constituído por Rita Fontes e Maria Vaz, que realizaram dois bons exercícios, garantindo o título de campeãs distritais com um total de 52,00 pontos.

Na competição de grupos femininos juniores, o trio constituído por Ana Pratas, Mafalda Figueiredo e Constança Monteiro manteve o nível que tem demonstrado nas provas até ao momento, realizando dois exercícios exemplares a nível técnico e artístico, obtendo um total de 53,867 pontos e sagrando-se vice-campeãs distritais (apenas não garantindo o título máximo devido a uma penalização de tempo aplicada no exercício de equilibro). O trio constituído por Francisca Veloso, Sandra Couceiro e Margarida Lameiras classificou-se na 3ª posição, com 51,767 pontos, ficando a sua prestação um pouco aquém do esperado edaquilo que sabemos serem capazes de fazer devido a uma pequena falha no exercício de equilibro completamente inesperada mas que será certamente ultrapassada. Ainda na mesma competição, Carolina Oliveira, Mariana Marques e Maria Santos realizaram dois exercícios seguros e sem falhas maiores (ainda que nos aspectos coreográficos exista muito trabalho a fazer para mostrar o real potencial do trio) somando 48,533 pontos e classificando-se em 4º lugar.

Por fim, na competição sénior, o par misto Pedro Calheiros e Beatriz Côdeas sagrou-se campeão distrital ao realizar dois exercícios limpos com um grau de dificuldade elevado, somando 51,753 pontos. Ainda nesta especialidade, competiram também Henrique Mendes e Maria Inês Anjos, que apesar de algumas falhas conseguiram somar 42,700 pontos, sagrando-se vice-campeões distritais.

TODOS os ginastas da Académica participantes nesta competição conseguiram o apuramento para a prova qualificativa II, a realizar dias 11/12 de Abril na cidade da Maia!

Pela frente estes ginastas terão muito trabalho que certamente dará os seus “frutos” nas próximas competições!

A todos deixamos os Parabéns e continuação do trabalho desenvolvido!

RESULTADOS

 

 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *