Qualificativa DMT

O dia começou bem cedo com saída pelas 7 da manhã a caminho da prova qualificativa de duplo-mini trampolim, prova decisiva para a maioria dos ginastas dos trampolins da AAC.

No período da manhã saltaram os iniciados masculinos. Diogo Batista, após cumprir na série 1, inicia a série 2 comprida, toca no elástico e falha o salto de saída. Gonçalo Carvalho realiza duas boas séries, mas a receção na zona amarela retira-o da corrida por um lugar no campeonato nacional. Sorte para o ginasta Diogo Batista, campeão distrital e já apurado diretamente.

Às 14 horas as ginastas iniciadas da Académica entram em competição que já decorre desde as 8 da manhã no mesmo escalão. Neste escalão estão 175 ginastas em prova a lutar por um lugar no campeonato nacional. Uma queda no salto de saída na primeira série da ginasta Ana Sofia Góis, retira-lhe qualquer esperança, numa competição que não dá margem para falhas. De seguida saltam as ginastas Beatriz Ferreira e Rita Abrantes, já apurada para o campeonato nacional, que cumprem os objetivos fazendo duas boas séries. A reçeção no amarelo da segunda série da Beatriz deixa-a a 5 décimos de se apurar. Rita Abrantes atinge uma boa classificação mas insuficiente para marcar para os CMGI. Mais oportunidades virão. No grupo a seguir saltam as ginastas Catarina Santos e Carolina Carneiro. A Catarina cumpre o seu objetivo nesta prova que para ela é o seu “campeonato nacional”. Carolina Carneiro após uma série 1 com receção no amarelo, vinga-se na série 2 e consegue apurar-se para o campeonato nacional! No último grupo saltam as três restantes ginastas de Coimbra apuradas para a prova qualificativa. Um desequilíbrio na segunda série da ginasta Maria Leonor Cunha impede-a de participar no campeonato nacional, mas cabeça erguida ainda existem mais provas pela frente! As ginastas Sara Marques e Andreia Batista cumprem nas duas séries mas a nota não chega para passar.

Em simultâneo com os grupos de iniciadas femininas decorre a competição das juvenis femininas. Rafaela Carneio fica desiludida a 1 décima de se apurar para o campeonato nacional após a receção da série 2 no amarelo. Não tem que ficar desiludida porque fez um bom trabalho. No segundo grupo entram em competição Joana Abrantes e Beatriz Pinto, ambas em processo de apuramento para o CMGI e Joana ainda com o objetivo de se apurar para o nacional. Com duas séries de elevada qualidade técnica, Joana não cedeu à pressão e, não só se apura para o campeonato nacional, como marca em 1º lugar para os CMGI! É uma excelente notícia num dia que não tem sido fácil. Já Beatriz Pinto fica perto da nota exigida mas pequenas falhas na execução da série afastam o sonho, certamente por pouco tempo. Sofia Guimarães, apesar de acertar as duas séries, fica fora do campeonato nacional após toque duvidoso na zona central do duplo-mini e receção no amarelo. Os trampolins são assim, na próxima correrá melhor!

Fica então o balanço do dia 1 da prova qualificativa de duplo-mini trampolim, juntando-se Joana Abrantes e Carolina Carneiro aos ginastas diretamente apurados para o campeonato nacional Rita Abrantes, Beatriz Pinto, Marta Marques, Diogo Batista e Diogo Fernandes.

No domingo da parte da manhã a prova não foi das melhores. O sénior Luís Simões teve uma falha grave na 1ª série, que lhe retirou as hipóteses de apuramento. O mesmo aconteceu com o juvenil Miguel Batista, que apesar de uma boa preparação para esta prova, não conseguiu o apuramento para o nacional. Diogo Fernandes estava na luta para conseguir mínimos para se apurar para os Mundiais. Após uma primeira série com algumas falhas, teve que arriscar na 2ª e mesmo tendo cumprido, não foi suficiente para atingir esses mínimos, ficando a 1,2 pontos do mesmo. De notar que nenhum ginasta deste escalão conseguir esses mínimos e a esperança do apuramento mantém-se intacta.

A tarde estava reservada para as juniores femininas, que estavam em condições distintas. Rita Oliveira estava a tentar o apuramento, realizou duas séries de bom nível, mas em ambas as recepções sofreu 1,8 pontos de penalização, que a afastaram do campeonato nacional. Marta Marques estava já apurada e estava a tentar realizar séries mais difíceis. O resultado final não foi o melhor, apesar de uma boa segunda série, na primeira um salto de entrada muito longo deitou um bom resultado por terra.

A todos os ginastas os nossos parabéns!

FOTOS DMT    FOTOS VÁRIAS     (disponíveis até dia 22/02/15)

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *