NUNO, O CAMPEÃO!

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nuno Silvano, ginasta da Associação Académica de Coimbra, sagrou-se no passado dia 12 de Abril, Campeão Nacional de Tumbling no Escalão Sénior Elite Masculino, ou seja aquele que reúne os ginastas de mais alto nível da modalidade.

Sendo este o oitavo título nacional deste ginasta, sob responsabilidade do treinador Francisco Pinto, é de referir a significativa importância para o ginasta já que é a afirmação no escalão sénior do valor que sempre lhe foi reconhecido nos diversos escalões de formação.

Ginasta desde os 7 anos de idade, fez o seu trajeto nas diversas classes de formação da AAC, passou depois para a área de competição do Tumbling onde, além das vitórias obtidas, foi-lhe reconhecido, desde cedo, a possibilidade de ser um dos elementos da equipa nacional.

 

 

 

Neste contexto, foram diversas as chamadas à seleção nacional, de onde podemos relevar as cinco (5) presenças em Campeonatos do Mundo, enquanto no campo dos resultados, para este ginasta de 18 anos, 1,80m de altura e 76 Kg de peso, sobressaem dois momentos, como 8º lugar no campeonato do Mundo, no escalão 15/16 anos e a medalha de bronze por equipas no Campeonato da Europa.

 

 

Na preparação para mais este campeonato nacional, o pavilhão 2 do Estádio Universitário de Coimbra, foi naturalmente a sua casa, mesmo sabendo que os 30 metros de comprimento disponíveis são insuficientes para se preparar as séries completas de 8 elementos que regulamentarmente são exigidas na modalidade. Situação que não é nova, ganha importância com os ginastas mais velhos, que se apresentam mais velozes, mais altos e a executar elementos mais complexos e em que a solução reside no treino de metades de série que se “encontrarão” no dia da prova.

 

 

No entanto, no dia 12 em Viana do Castelo, a execução das duas séries da fase preliminar, surpreendeu os competidores mais diretos, pela qualidade das mesmas, permitindo-lhe terminar esta fase no primeiro lugar com um total de 65,600 pontos, como resultado de 33,600 na 1ª série e 32,000 na 2ª. Sendo o último a saltar na final (aplica-se a ordem de mérito invertida) foi um prazer ver a sua força e determinação que, com mais duas excelentes séries de 32,500 e 32,800 pontos, deu origem a uma vitória clara e reconhecida por todos, como as 3 dezenas de ginastas da Académica presentes bem fizeram questão de sublinhar.

 

 

A acrescer ao que foi dito, refere-se ainda que com as notas obtidas, é muito provável que Nuno Silvano, seja um dos nomes a constar no grupo de ginastas presentes no Campeonato do Mundo 2015 que se realizará em Novembro na cidade dinamarquesa de Odense.

 

 

 

Parabéns NUNO! Vamos ACADÉMICA!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *