Memorial Sá Fernandes

Eram 8:45 da manhã de Sábado, dia 4 de Julho, e 21 ginastas dos 43 que constituem a classe de Pré Iniciados da AAC, saíram do Estádio Universitário em Coimbra com destino a Loulé.

No autocarro seguiam 21 ginastas, 9 pais e 2 Treinadoras numa viagem que se mostrava decorrer com normalidade. Infelizmente a 20km da área de serviço de Aljustrel, um dos pneus do autocarro decidiu atribular a nossa viagem tranquila. Este percalço atrasou-nos 1h30m de viagem e em vez de chegarmos a uma prova que se iniciava às 15h30m da tarde, chegamos já passava 15min das 16h. O pneu foi substituído, os contactos com a equipa Academista que já se encontrava no local, foram feitos, e os possíveis e impossíveis para que as nossas ginastas realizassem a prova também!

Chegados a Loulé a equipa só teve mesmo tempo de fazer um pequeno aquecimento de 10min e voilá, lá estávamos nós a ser chamados e a entrar em praticável com o primeiro par Mariana Barata / Margarida Almeida. Em pouco tempo, e com as nossas ginastas a entrar quase umas atrás das outras, lá realizaram todos os seus esquemas sem grandes falhas!

8 pares e 2 trios femininos, foram os pares/grupos que representaram a AAC neste Encontro Nacional treinados por Cláudia Rodrigues, Vasco Dias e Inês Coelho. De salientar que estas ginastas competiram com clubes em que as classes só se dedicam à Acrobática desde o início da época, enquanto todas estas ginastas Academistas trabalham nas diversas áreas competitivas (Trampolins, Tumbling e Acrobática) como componentes da sua formação gímnica.

É com agrado que destacamos que em 18 Pares Femininos em prova, a AAC conseguiu 2 pares acima do meio da tabela com um 7º lugar conquistado pela Mariana Barata/Margarida Almeida, onde a penalização de 0,3 devido a um segundo de manutenção não realizado as levou a obter uma nota de 15.800! Sem esta pequena penalização, este primeiro par da AAC a entrar em prova, teria alcançado um excelente 5º lugar. Já Benedita Tenente/Ana Vieira asseguraram um 8º lugar, num esquema seguro e sem qualquer penalização.

Em Trios Femininos, onde a competição por norma, é mais renhida, o trio Academista constituído por Inês Seguro/Inês Macedo/Mariana Silva realizou um esquema limpo e sem grandes falhas, mas a dedução de 2 segundos a menos numa posição de equilíbrio tirou-as de um meio da tabela para um 11º lugar. De salientar que a nível artístico de um modo geral as nossa meninas estiveram muito bem, com a maioria dos grupos a ter notas superiores a 8.0 pontos.

No regresso a casa já por volta das 19;30 da tarde, as ginastas mostraram-se contentes e animadas com a prova decorrida, pois para maior parte delas esta foi a sua primeira prova nacional de Acrobática, onde viram a “realidade” da competição e a dificuldade demonstrada em escalões superiores. Decerto que vieram mais motivadas para treinar, para que na próxima época se aproximem mais do cimo da tabela e quem sabe trazer uma medalhinha para a nossa cidade de Coimbra. Um regresso calmo e sem contratempos fez com que a equipa da AAC chegasse ao seu destino, Silva Gaio, já passava da 1h da manhã.

Assim termina a época competitiva para esta classe de Pré-competição Iniciados, com um sentimento de dever cumprido e com a consciência de que ainda há muito que trabalhar e melhorar para na próxima época arrasar!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *