Jornada histórica para os Trampolins da AAC

Realizou-se no passado dia 03/04/2014, em Leiria, mais uma jornada histórica para os trampolins da AAC. 2 medalhas de ouro e 1 medalha de prata é o saldo de uma fantástica participação no campeonato nacional de Duplo Mini Trampolim, uma modalidade onde Portugal é dos melhores países do mundo. A AAC esteve presente com 9 ginastas.

Beatriz Pinto foi o grande destaque conquistando o título de campeã nacional individual no seu primeiro ano de competição no escalão de juvenis femininas. Um título com alguma surpresa, já que os treinos não decorreram na perfeição, mas mostraram a garra e determinação da ginasta que no momento de competição se mostrou muito concentrada. Ainda no mesmo escalão, Marta Marques conseguiu o 6º lugar final.

As iniciadas femininas foram outro dos destaques do dia com a equipa formada por Carolina Carneiro, Joana Abrantes e Sofia Guimarães a subirem ao lugar mais alto do pódio ainda com alguma vantagem sobre as equipas seguintes. Ainda no mesmo escalão, Joana Abrantes realizou séries praticamente perfeitas que permitiram que com menos dificuldade do que as adversárias, conseguisse o título de vice-campeã nacional.

O ginasta dos escalões elite, Francisco Magalhães, tentou uma estratégia mais arriscada que não deu frutos, a sua competição terminou com uma falha grave na 1ª série, deitando por terra as esperanças de uma boa classificação.

Esta competição permitiu apurar um recorde de 4 ginastas para estarem presentes na Taça de Portugal, prova que agrupará os melhores dos melhores a nível nacional, competindo todos contra todos para eleger o melhor nacional entre Iniciados e Juvenis e o melhor nacional entre Juniores e Seniores. Joana Abrantes, Beatriz Pinto, Marta Marques e Francisco Magalhães serão os ginastas presentes.

Esta foi igualmente a primeira de 3 provas de apuramento para os Campeonatos do Mundo por Grupos de Idades, que se realizará nos EUA em Novembro próximo. Joana Abrantes e Beatriz Pinto marcaram pontos relativos a um 2º lugar e 1º lugar, respectivamente, pontos estes importantíssimos num apuramento extremamente difícil. De notar que apenas 2 ginastas de cada escalão marcaram mínimos. As atenções direcionam-se agora para o trampolim individual e sincronizado, com nacional a apenas 3 semanas de distância e com motivação redobrada após estes excelentes campeonatos.

No tumbling, os resultados foram também bastante relevantes. Em iniciados femininos, a equipa de iniciados femininos
 (Ana Bárbara Rodrigues, Mariana silva, Constança Cravo, Mª Inês Leandro) sagrou-se vice-campeã nacional, destacando-se individualmente Ana Bárbara Rodrigues e Mariana Silva, que alcançaram respetivamente os 4º e 5º lugares na classificação final individual.

No escalão de juvenis, Ana Teresa Santos, Daniela Gomes, Ana Lucas e Carolina Lucas sagraram-se também vice campeãs nacionais por equipas. Individualmente, Carolina Lucas conseguiu o 4º lugar.

No escalão de elites, com Nuno Silvano e Denise Pieters ausentes por lesão, João Saraiva, fez uma regular alcançando o título de vice-campeão nacional no escalão de Juniores Elite masculinos. Com estes resultados a classe de tumbling apurou 6 ginastas para a Taça de Portugal.

 Ver fotos

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *