Foi com grande choque e consternação que no passado mês de Outubro recebemos a notícia do falecimento de Pablo Hinojar, importantíssimo treinador nacional de Espanha. Com várias participações no Coimbra Gym Fest e na Taça do Mundo, sempre foi fácil ver no Pablo um carisma e uma competência impares, plasmados também nos resultados fantásticos obtidos pelos seus ginastas e pelo contributo decisivo no desenvolvimento da ginástica em Espanha.
Quando chegou a notícia e o convite para participar num espectáculo em sua homenagem, a sub20 não hesitou e quis estar presente em Pontevedra para contribuir.
Foi então no passado dia 1 de Fevereiro que se realizou a Gala Pablo Hinojar e a sub20 partiu bem cedo de Coimbra para um dia que se adivinhava preenchido e emotivo. As nossas já muitas visitas anuais a Cáceres deram-nos a experiência destes dias longos e aplicámos a mesma fórmula na visita a Pontevedra, de manhã fazer uma visita pela cidade e à tarde preparar tudo para fazer uma boa prestação e ajudar ao espectáculo.
Depois das pinturas, marcações de espaço e aquecimento, o espectáculo começou e ao longo de três horas foram mais de 1500 ginastas e amigos a prestar a sua homenagem a Pablo Hinojar, ficando bastante clara a estima e o carinho que todos tinham e têm por ele. A sub20 apresentou o esquema novo, que o público recebeu bastante bem. Para além de vários grupos de trampolins e acrobática espanhóis, de Portugal viajaram também ginastas da Selecção Nacional de trampolins e grupos de acrobática da Villa Desportiva do Ave (Vila do Conde). A nossa querida Francisca Pinto viajou com a classe e integrou as apresentações do Tumbling da equipa nacional, emprestando a qualidade dos seus saltos ao espectáculo.
À chegada a Coimbra, os corpos estavam cansados mas era claro o alento e o orgulho por uma participação onde reiterámos os valores da classe e da Secção de Ginástica, lembrando e honrando os amigos que tornam este nosso desporto tão maravilhoso.