Campeonato Nacional de Trampolim Individual e Sincronizado

Campeonato Nacional de Trampolim Individual e Sincronizado, competição realizada no dia 24 de Maio de 2014 nas Caldas da Rainha. Os ginastas tiveram de acordar bem cedo já que a saída de Coimbra estava marcada para as 6h30. Não foi a hora ideal para quem ia competir ao mais alto nível, mas não inibiu os ginastas academistas de realizar a melhor prestação de sempre nesta competição.

A parte da manhã ficou reservada para a competição sincronizada, onde havia expectativas elevadas, já que o par iniciado feminino Joana Abrantes / Sofia Guimarães estava a defender o título conquistado no ano anterior. Após uma primeira série que as colocou em 3º lugar, mantiveram a concentração e conseguiram fazer o que as rivais não fizeram: realizar uma 2ª série estável e de elevado nível. Subiram 2 lugares na classificação final e sagraram-se bi-campeãs nacionais! Um feito de certa forma esperado, mas suado e merecido!

As juvenis Beatriz Pinto / Rafaela Carneiro realizaram uma competição muito semelhante. A 2ª série foi também muito boa e conseguiram recuperar alguns lugares na classificação final, terminando num excelente 2º lugar, arrecadando a medalha de prata para as cores da AAC. Uma vez mais o elevado sincronismo foi a chave do sucesso. Infelizmente os ex-campeões nacionais de Séniores Masculinos Francisco Magalhães / João Mendes não conseguiram defender o seu título, já que João Mendes se encontrava doente no dia de competição e não viajou com a restante equipa.

Da parte da tarde os ginastas realizaram a sua competição individual. Novamente as iniciadas femininas foram responsáveis por abrir as “hostilidades”. A equipa constituída por Carolina Carneiro, Joana Abrantes e Sofia Guimarães mostrou uma vez mais que é muito forte e homogénea e em cerca de 240 pontos, ficaram atrás das ginastas da casa por pouco mais de 1 ponto. As ginastas sagraram-se vice-campeãs nacionais por equipas, com o destaque da prestação de Joana Abrantes, que se classificou em 4º lugar individual e garantiu a presença na Taça de Portugal, onde os 6 melhores ginastas de cada categoria se vão defrontar em Junho próximo.

O ginasta mais velho da comitiva, Francisco Magalhães, realizou uma boa competição, mas pequenas falhas a nível da execução fizeram com que ficasse à porta da classificação para a Taça de Portugal, um amargo 7º lugar final faz com que esteja presente apenas no Duplo-Mini Trampolim e não no Trampolim. Sorte semelhante teve Marta Marques, a única Juvenil da AAC na prova individual, também com pequenas falhas a levar a classificação final para um 8º lugar, a poucos pontos de um apuramento. Luís Simões representou a AAC no escalão Júnior, mas não esteve nos seus dias, realizando 2 séries incompletas e ficando fora de qualquer chance de apuramento ou medalhas.

Novamente em grande estilo para os iniciados esteve Diogo Fernandes. O ginasta tem feito uma evolução notável, tal como foi a sua competição. No final da 1ª série estava em 6º lugar, mas uma 2ª série de elevado nível fê-lo subir para o 2º lugar mais alto do pódio e arrecadar o título de vice-campeão nacional, uma prestação aplaudida por muitos dos ginastas e treinadores que estavam presentes.

Foi mais uma página que mostra o esforço que estes ginastas têm realizado ao longo do ano e que deixa os treinadores João Marques e Sofia Teixeira muito contentes com os resultados. Foram mais 4 medalhas conquistadas pelos ginastas da AAC, a somar às 3 conquistadas no Duplo-Mini Trampolim, para um total de 7 medalhas nacionais conquistadas este ano e 5 ginastas apurados para a Taça de Portugal, um resultado até ao momento magnífico para os trampolins da AAC em 2014.

 Ver todas as fotos

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *