Académica com Boa Participação no Nacional de 1ª Divisão de Ginástica Acrobática

  

O par misto sénior Henrique Mendes / Maria Inês Anjos e o par feminino júnior Ana Rita Fontes / Maria Carolina Vaz, sagraram-se este fim-de-semana campões nacionais das respetivas especialidades no campeonato nacional de 1ª divisão realizado no Pavilhão do Casal Vistoso em Lisboa, e organização pelo Ginásio Clube Português em parceria com a Federação de Ginástica de Portugal. Ao longo dos 2 dias de competição, a comitiva da AAC composta por 5 pares e 3 trios, num total de 19 ginastas, disputou a competição nas diversas especialidades e escalões (cerca de 200 ginastas no total) obtendo resultados de bom nível, numa competição sem falhas, onde os ginastas demostraram o resultado do trabalho de uma época de preparação. No escalão juvenil, as ginastas academistas alcançaram o 5º lugar em pares femininos, através do par Bárbara Figueiredo/Simone Lopes e os 6º e 7º lugares com os trios Mª Beatriz Sousa/Inês Germano/Mª Sofia Correia e Mª Mafalda Almeida/Carolina Mascarenhas/Alexandra Simões, respetivamente. Nestes sempre muito competitivos escalões e especialidades, são excelentes resultados muito perto do pódio.

Já no escalão júnior o destaque vai para os 2 pares femininos da Académica, que com exercícios regulares ocuparam os 2 lugares cimeiros do pódio, através das ginastas Ana Rita Fontes/Maria Carolina Vaz (novas campeãs nacionais) e Carolina Oliveira/Alice Martins. Ainda neste escalão, o trio composto por Mª Francisca Costa/Mª Antónia Carvalho/Isis Coutinho, realizaram uma boa prova conseguindo terminar em 7º numa prova que contou com 14 trios em acção.

No escalão sénior, cada vez mais inexistente mesmo nas especialidades mais concorridas, o par misto Henrique Mendes/Mª Inês Anjos sagrou-se campeão nacional, deixando o par que ocupou o 2º lugar a mais de 4 pontos de distância, demonstrando a boa evolução conseguida ao longo da época.

Para os escalões de nível Elite a prova ocupou os 2 dias, ao longo dos quais foram realizados em 3 exercícios que compõem a competição, e onde o par misto Elite Mª Beatriz Côdeas/Pedro Calheiros único representante da AAC neste nível de competição, competiu de forma confiante, atingindo o 3ª lugar final numa competição que se manteve até final pelo 2º lugar, através de prestações que confirmaram o estatuto Elite que possuem.

Esta foi mais uma prova de grande nível competitivo com excelentes momentos de ginástica para todos quantos assistiram ao evento, organizado de forma cuidada pelo clube anfitrião e onde o ajuizamento nem sempre esteve isento de críticas por parte dos clubes participantes, relembrando que também nesse campo pode e deve existir mais evolução.

Para terminar a época competitiva da Ginástica Acrobática para alguns destes ginastas, falta ainda a Taça de Portugal para a qual a Académica logrou apurar 3 pares (2 femininos júnior e 1 misto sénior Elite), prova que se disputará em Setúbal dentro de 4 semanas, num momento sempre importante de competição.

Num ano de grande renovação de pares/grupos, para os ginastas que agora terminam a época competitiva, esta prova foi o culminar de uma época com altos e baixos mas com um balanço muito positivo e de que todos nos orgulhamos. Para os mais novos, do escalão Iniciado, existirá ainda o seu campeonato nacional, a disputar dentro de 15 dias, pelo que há que continuar a treinar.

Parabéns a todos quantos alcançaram e disputaram este campeonato nacional!

FOTOS

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *