Segundo dia de Turnfest e a sub20 voltou a ter um dia longo!
A Turnfest tem imensa ginástica para oferecer mas nestas saídas a sub20 aproveita sempre para conhecer um pouco mais dos sítios para onde viaja. Foi com esse mote que partimos de manhã para o Voelkerschlachtdenkmal, um imponente monumento com 91 metros de altura, evocando a vitória dos exércitos aliados da Rússia, Prussia, Austria e Suécia contra Napoleão, e aproveitámos para ver, ali mesmo ao lado, o cemitério de Südfriedhof, local muito bonito e com um simbolismo histórico relevante na luta antifascista.
Foi já com algum atraso que partimos para o Centro de Exposições e, lá chegados, encontrar o local da nossa apresentação – Show Performance with Advice – foi um desafio considerável dada a dimensão e variedade de coisas a acontecer. Tratámos das pinturas e do aquecimento com celeridade e marcámos o esquema para garantir que tudo estava pronto para mostrar o esquema da sub20 à bancada bastante composta que nos esperava. Esta apresentação estava integrada num evento da Turnfest em que a nossa performance é vista por um especialista que depois nos dá feedback. Já há 8 anos o fizemos e, pelos vistos, a nossa actuação de então foi marcante pois a avaliadora que nos viu na altura reconheceu o Jorge no meio da multidão do recinto e ainda se recordava do esquema e da caracterização. Em 2025 o esquema correu outra vez muito bem, com o público a reagir com entusiasmo e com o feedback recebido a ser bastante simpático. Esperamos agora ser reconhecidos novamente na próxima Turnfest!
Depois do esquema o almoço era a prioridade e, já de barrigas compostas, tivemos finalmente tempo para explorar mais um pouco os vários espaços de exposição onde ia decorrendo sempre muita ginástica. É difícil descrever a dimensão e variedade que a Turnfest representa, ao entrar em cada um dos espaços, a quantidade de ginastas e material impressiona bastante, com muita gente de muitas idades a praticar muitos tipos de ginástica. É um sítio fantástico para quem, como nós, gosta tanto da nossa modalidade.
Antes de sair para a Gala Internacional, ainda houve tempo para a costumeira caça ao brinde, estando o Rúben a envergar actualmente a camisola amarela com um avanço que parece difícil de superar.
Chegados à Quarterback Immobilien Arena (com paragem absolutamente propositada na agência da Quarterback Immobilien), tempo para assistir à primeira gala da nossa Turnfest. A Gala Internacional é uma gala que se estreia este ano na Turnfest e que contou com classes de onze países e três continentes. Por Portugal estiveram os Rapazes do Sporting, num espectáculo de grande qualidade e diversidade, bem montado e que nos proporcionou duas horas excelentes.
No final a pressa foi muita para encontrar um sítio onde jantar e foi o McDonalds que nos valeu desta vez, embora desconfiemos que haja quem ainda por lá esteja a aguardar o seu pedido.
Amanhã o dia será mais tranquilo (esperamos, nunca se sabe!) e devemos ter tempo para fazer algum passeio pela cidade antes e depois da nossa apresentação na Augustusplatz. Depois contamos como foi!
