Prémios Salgado Zenha

Uma semana passada sobre a atribuição por parte do Conselho Desportivo da AAC do prémio Salgado Zenha na categoria de Treinador, prémio com o qual me sinto obviamente muito honrado, gostaria de Vos deixar algumas palavras, sobre o que o mesmo para mim representa.

Antes de mais, e porque me é impossível agradecer pessoalmente a todos quantos de várias formas me têm dirigido os parabéns, gostaria de agradecer profundamente a manifestação de reconhecimento, que de alguma forma sinto também como um reconhecimento do trabalho realizado pela própria Secção de Ginástica. Depois, permitam-me também que deixe claro, que se é um facto que assumo a responsabilidade pelo trabalho realizado ao longo deste últimos 30 anos como treinador, como algo que tenho feito com empenho e dedicação pessoal, também sei que tal nunca seria possível sem uma enorme quantidade de pessoas que de múltiplas formas contribuem para que os resultados do “meu” trabalho seja o que veem.

Por esse motivo, perceberão o desejo que tenho de partilhar este prémio de reconhecimento do trabalho de treinador ao longo do último ano, com todos os que comigo trabalham de forma mais próxima, a Gucha como coreógrafa (e esposa), o Marco como treinador, a Cláudia como monitora, o Rui e a Ana Luísa como treinadores da Classe Acro1 (antecâmara da 2 e 3), a Maria António nossa “consertadora” de ginastas, mas também a Cati, a Erica e a Sofia que num passado recente e até há pouco nos ajudaram na área da Acrobática. Com todos eles contei para que fosse possível de forma contínua ao longo destes últimos anos, atingir uma qualidade gímnica cada vez maior e procurar resultados cada vez mais ambiciosos. Depois, e é um grande depois, existe toda uma estrutura de Treinadores, Diretores, Funcionários e outros colaboradores que asseguram que toda esta máquina funciona de forma articulada com o objetivo final de proporcionar a todos quantos querem fazer ginástica, as melhores condições possíveis para o concretizar. Sem eles não seria possível que os ginastas das Classes mais evoluídas, independentemente da área gímnica em questão, atingissem o nível qualitativo que a Secção de Ginástica demonstra. À Secção agradeço também a proposta de nomeação, que revejo como uma demonstração do apoio total à modalidade que desde há muito e de forma inquestionável tem manifestado.

Finalmente, mas claro está sendo a parte mais importante da equação gímnica, os ginastas!

Aos meus (nossos) atuais ginastas, o meu agradecimento por conseguirem colocar em prática os ensinamentos que lhes transmitimos e por transformarem em realidade as nossas propostas de trabalho, de forma tão eficaz e Briosa ao longo do último ano, seguramente o melhor de sempre! Aos do passado, seja ele recente ou mais longínquo, o meu agradecimento por ter tido a oportunidade de Vos treinar, de Vos ensinar um pouco sobre a modalidade de que todos gostamos, mas também em muitos casos de Vos ver crescer e, claro está, de ter a oportunidade de aprender também muito convosco ao longo destes anos. Reconheço que ao longo destes anos tenho tido o privilégio de treinar alguns dos melhores ginastas que já tivemos, pelo que este prémio que agora recebi é também parcialmente deles (e de todos quanto contribuíram na sua Formação), pois são eles que evidenciam o mais fantástico que conseguimos fazer na modalidade de ginástica Acrobática. Aos muitos Pais, claro que agradeço também o empenho e a compreensão necessária, para que uma modalidade tão exigente como a ginástica possa ser treinada de forma séria. Uma última palavra de agradecimento para a minha Família! Sem ela, a sua compreensão, paciência e colaboração, não seria possível este nível de empenho e dedicação à causa da Ginástica.

A todos o meu muito obrigado!

João Paulo Dias

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *