Jantar de Comemoração dos 50 anos da Secção de Ginástica da AAC

No ano em que a Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra comemora 50 anos, estão previstas várias atividades para que a data fique devidamente assinalada.

Assim, após o descerramento de uma placa no edifício sede da AAC, realizou-se a 24 de abril um Jantar de Gala, na cantina do pólo 3 da Universidade de Coimbra.

Na presença do recém empossado Presidente da AAC, Bruno Matias, do vereador do desporto da Câmara Municipal de Coimbra, Carlos Cidade, da Diretora do Estádio Universitário de Coimbra, Maria Aguiar, e do Presidente da Associação de Ginástica do Centro, Marco Faria, estiveram presentes 170 pessoas, justificando desta forma, ser a secção da Académica com mais atletas.

Ao longo da noite, foi de enorme emoção observar o reencontro de antigos ginastas, com as histórias a surgirem e os episódios a atropelarem-se, tal foi a catarse de memórias entre os presentes.

Durante a sessão, foi possível saber um pouco mais da história da Secção com a surpresa de relatos pouco conhecidos e de alguns registos fotográficos desconhecidos por quase todos, como por exemplo de treinos de ginástica nos anos 60, no ginásio da AAC, onde funciona há mais de 40 anos, uma cantina!

Depois foi o relembrar do início da ginástica de aparelhos, no Estádio Universitário, da Ginástica Rítmica, da Dança Jazz, das classes de manutenção, tudo isto antes de ser assumida a participação em modelos competitivos.

É já na década de 80 que a competição passa a fazer parte do quotidiano da ginástica da AAC, primeiro com a Ginástica Acrobática e mais tarde com o Tumbling e os Trampolins. Nesta áreas não foram esquecidos os resultados mais significativos, bem como a organização de eventos tão marcantes para Coimbra como o Campeonato do Mundo de Ginástica Acrobática em 2006 ou o Eurogym em 2012.

Naturalmente, foi igualmente desfiado, o rol de classes e áreas que constituem a Ginástica da Académica, expressando-se em números de grande impacto com sendo os mais de 500 praticantes, as 100 horas de atividade semanal, o corpo técnico com 3 dezenas de treinadores e as participações anuais em mais de 3 dezenas de competições e saraus de ginástica um pouco por todo o país. Os títulos desportivos surgiram com o mesmo relevo que o importante sarau anual que a Secção organiza ou o contributo para a atividade física do meio universitário, através das classes de Lazer. Não foi naturalmente esquecida, a importante necessidade de um espaço de treino maior e com outras condições, ficando sobre este assunto, uma janela de esperança, face à já anunciada remodelação do EUC, no âmbito do Jogos Europeus Universitários em 2018.

De especial ternura foi a intervenção de Joaquim Manuel Barros de Sousa, 1º presidente da Secção de Ginástica, em 1964, com um elencar de acontecimentos, que garantiram a existência da Secção nesse seu início.

Em representação da Câmara Municipal de Coimbra, o vereador Carlos Cidade, realçou a importância que uma instituição
como a Associação Académica tem em Coimbra e que amiúde é responsável pelo dignificar do nome da cidade por todo o mundo e que nesse contexto a Secção de Ginástica é um bom exemplo com um conjunto de relevantes iniciativas.

Já Bruno Matias, numa das suas primeiras ações como Presidente da AAC, afirmou que a atual dimensão da Secção de Ginástica, torna-a como uma das Secções que permitem encarar com otimismo o grande desafio que a AAC, juntamente com a Universidade e a Câmara Municipal, têm com a organização em 2018 dos Jogos Europeus Universitários.

E no final foi possível ouvir a Presidente da Secção de Ginástica, Ana Rita Bastos, fazer um agradecimento geral, garantir
que o dia a dia da Secção só é possível com o esforço de todos e nesse sentido é com uma enorme alegria e otimismo que a Secção encara os tempos mais próximos.

Fica ainda o registo de que, ao longo do ano de 2014, e no âmbito destas comemorações ainda se irão realizar mais algumas atividades como:

  • apresentações de rua (10 de junho);
  • sarau 2014 (27 e 28 de junho);
  • treino de antigos ginastas (set./out.);
  • gala da ginástica (out.).

Assim, foi um momento bonito, que não se cingiu às recordações de 50 anos passados, mas também foi projeção do futuro, nunca perdendo a identidade do que é ser, a Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra!

 VER FOTOS

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *