Académica no Eurogym – dia 8

Último dia do evento, com o fato de treino da AAC e a fotografia, logo cedinho, à porta da Arena de Helsingborg para a posteridade.

Depois, programas diversos, já que a SUB20 foi cumprir o workshop de Hip-Hop, que não cativou muitos e a seguir foi descer até ao centro da cidade para fazer a segunda proposta de trabalho, no caso o Special Choreographie, em que a classe apresentou o esquema Sixties e dois especialistas fizeram propostas de trabalho, no sentido de melhorar alguns aspetos que eles consideraram mais fracos. Muito útil, já que identificaram bem, dois ou três momentos em que a postura e a interatividade pode ser melhorada. Retocar o esquema, ouvir as propostas, fazer pequenos ajustes e voltar a apresentar para ouvir palavras elogiosas quanto à forma empenhada com que abordámos este workshop. No fim, ainda nos coube enrolar os rolos, que Voluntários não existiam e nós temos cara de bons rapazes.

A pé para o almoço, passando pelas últimas lojas, pela pizzaria e pelo supermercado, almoçar e regressar à escola.

A AraMista com manhã livre, foi aproveitar o quentinho do sol para a praia, retemperando forças e fazendo com que a alegria fosse lei. Depois o mesmo trajeto para recolher pizzas e comprar alguns bens para a viagem de regresso, no supermercado.

A tarde foi ocupada com a preparação da cerimónia de encerramento, construída com os workshops realizados pelos ginastas durante a semana. Confusão na distribuição de espaços, mas para nós, rotinados na situação, nada nos atrapalhou, dando mesmo para fazer trocas de última hora. Grande Ana Luísa.

Jantar outra vez à hora do lanche e enquanto esperávamos o início da cerimónia, debatíamo-nos com a falta da tradicional tarja de recordação do evento. Vai de percorrer os palcos de canivete no bolso, que pode dar jeito para cortar umas abaraçadeiras. No Sundstorget está lá a nossa tarja mas a muitos metros de altura e não há forma de lá chegar, em Groningen acontece o mesmo e os trabalhadores presentes desaconselham subir à estrutura, porque acham que foi mal montada e não é segura! É sempre bom saber! Pernas a mexer para Stadsparken, mas aqui nem tarja existe e já só resta Masters Palms onde a estrutura está quase toda desmontada, damos uma volta e voilá! Colocada no chão, foi só fazer um rolinho, meter debaixo do braço sem fazer perguntar e… missão cumprida.

Cerimónia de encerramento com os ginastas distribuídos por várias apresentações como Acroyoga, Parkour, Hip-hop e Ropeskipping, onde cumpriram as rotinas com mérito e competência, participando naquilo que é um momento de partilha e mostra das atividades da semana. Obrigado instrutores. Discursos de encerramento e apresentação dos próximos grandes eventos, World Gymnaestrada em Helsínquia no próximo ano e o 10º Eurogym em 2016 na República Checa. Vamos?

E TPUM, TPUM, TPUM, música no recinto e fascinante momento com todos os ginastas a fazerem trocas, no recinto que parece uma feira de camisolas, mochilas, fatos de treino, enfim, tudo o que possa ser uma recordação desta semana.

Terminou o 9º Eurogym, com a certeza de ter sido um momento marcante para esta delegação de 41 elementos da Académica, cumprindo um programa técnico exigente, sem nunca perder o rigor a disciplina e o bom ambiente entre todos. Assim se fazem Ginastas!

Voltar à escola, banho e arrumar tudo que a saída é já a seguir. Prontos? Ainda tempo para um carinho com os parabéns bem portugueses de um grupo de amigos que enche o coração. O postal, assinado por todos, é a melhor recordação de mais uma semana em que estes ginastas foram nossos, só nossos. Adeus Helsingborg! Vamos de regresso.

  Clique aqui para ver todas as fotos

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *