World Gymnaestrada 2023 – Dias 8 e 9

A reportagem do nosso último dia de viagem da Gymnaestrada é fácil de fazer: muitas e sonolentas horas de autocarro e um dia inteirinho na Disneyland Paris, onde pudemos mergulhar no imaginário do universo Disney e sentir os picos de adrenalina nas montanhas russas. O espectáculo final de luzes com o castelo no fundo foi mais uma entrada na lista de coisas fabulosas que vimos nesta viagem.

Foi uma semana extraordinária para a sub20. Na nossa classe tratamos a heterogeneidade como uma virtude. Temos entre nós distintos talentos, experiências e expectativas; os consagrados atletas e os que ainda agora começaram na ginástica; os que contam com vários grandes eventos e os que se estrearam em Amesterdão nestas andanças; tudo num só grupo que converge no seu gosto pela ginástica e pelas coisas fantásticas que este desporto traz para a nossa vida. Esta semana provou que este é o caminho e é dentro desta nossa identidade que devemos sempre trabalhar. 

A nossa Gymnaestrada foi uma celebração da ginástica e da sua diversidade. Ao longo dos dias multiplicaram-se os momentos que irão reverberar na nossa memória por muito tempo. Os esquemas que vimos, os passeios que demos, o orgulho que as nossas apresentações nos ofereceram e o simples convívio com quem gostamos e com quem, por culpa da ginástica, adiciona algo às nossas vidas. Acrescentando a isto temos o mundo que a ginástica nos dá, das diferentes culturas plasmadas nos esquemas que vimos ao enriquecedor convívio com ginastas vindos de todos os continentes. Que sorte é ser ginasta e que sorte é estar na GpT.

Como tem acontecido nas grandes deslocações da sub20, contámos mais uma vez com a ajuda preciosa e abnegada da Maria António Castro que, sempre incansável, nos ajudou não só com os pequenos problemas físicos que foram surgindo, mas em tudo o mais que necessitássemos. Obrigado Maria António!

A Gymnaestrada marca, para a sub20, um momento importante de transição e esta volta a ter esse condão. A classe despede-se agora de um grupo muito importante de pessoas que em muito contribuiu para o seu sucesso. Fica a esperança de que estes anos vos tenham dado tanto quanto contribuíram e, como as nossas portas estão sempre abertas, vamos ver todos amiúde com toda a certeza. 

No início de Setembro, como sempre, a sub20 volta aos treinos.