Já conhecendo os cantos à casa, depois de um bom dia inicial de prova, lá nos preparámos para uma super manhã de evento, onde iríamos realizar nada menos que 8 exercícios, com vários par/grupos a repetir a dose, ao realizar também o seu exercício combinado. Não propriamente habituados a estes horários, lá nos habituámos à ideia que o pequeno almoço era mesmo às 6:45 (apanhando o hotel a colocar ainda tudo a postos), pois a seguir havia que arrumar a “a mobília”, pois ao hotel já não voltávamos. À hora marcada, lá estava o nosso transporte, atravessando a cidade de Colchester para aceder à zona do Campus Universitário, desta vez bem mais depressa, pois era domingo e bem cedo ainda. E cá estamos nós, prontinhos para o 2º dia de competição, que incluía lá para o final do dia, o regresso a Portugal.
8:30 e já aquecíamos para o primeiro exercício do par feminino da Diana e Marta, que na véspera tinha ficado só a assistir, foi entrar e fazer, para aguardar uma nota condicente com a atuação. A partir daqui o corrupio de aquecimentos e exercícios foi-se sucedendo, sempre sem falhas e com a esperada nota, reconfortante e alinhada com o que fizemos, sempre a aparecer pausadamente no ecrã e na aplicação Acro Companion. Um após outro, os exercícios lá se foram sucedendo, com mais ou menos nervoseira normal destas coisas, mas com muita vontade de não falhar e conseguir fazer naqueles cerca de 2 minutos que contam oficialmente, qualquer coisa de igual ou parecido ao que estávamos a fazer no aquecimento. E assim foi! 14 exercícios de 5 p/g sem falhas de maior, e com um ou outro apontamento que poderia ter corrido ainda melhor, mas a deixar toda a gente, incluída a equipa técnica cá ou à distância em Portugal, muito satisfeita com a prestação de todos os representantes academistas.
Feitas as contas no final, lá olhámos para o ranking para verificar que 3 lugares de pódio estavam alcançados, e mesmo quem não alcançou ficou perto do pódio ou em lugares bastante honrosos.
Num ápice estávamos a ser chamados para as cerimónias protocolares, e com pompa e circunstância, os nossos ginastas lá subiram ao pódio para receber uma original medalha de vidro e metal, a assinalar a nossa participação nesta prova por terras de Inglaterra, a primeira do que esperamos possa ser repetido.
Hora de almoçar, preparar as malas partilhadas e, pouco depois lá chegava a hora de nos levarem ao aeroporto de Stansted. Viagem tranquila e missão cumprida, lá alinhámos para passar o controlo de segurança, entre raios-X, documentos, despe, veste, revista, perguntas…. E pronto já está, um ou outro produto esquecido na bagagem de mão que teve de ficar para trás, e ai vamos nós para umas compras de última e hora e uma refeição ligeira antes de entrar no avião.
Já para lá da hora marcada, a Ryanair lá nos chama para ocupar os lugares dispersos no avião, não sem que antes uma simpática operadora de serviços na pista, se ofereça para tirar uma foto de conjunto quase junto ao reactor do nosso Boeing 737 branco azul e amarelo, sorriso…. já está, agora é entrar e sentar, duas horas depois aterrámos no Porto, já noite, onde alguns disponíveis pais nos esperavam para a viagem de regresso a casa.
Foi um instante, entre o ir e o regressar, mas todos acharam que valeu a pena. Obrigado a todos quantos proporcionaram esta participação e confiaram na organização da mesma. Fica a vontade de repetir a experiência numa próxima oportunidade!