Taça de Portugal e Taça de Portugal Jovem de Ginástica Acrobática

 

Realizou-se este fim-de-semana no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, a Taça de Portugal e a Taça de Portugal Jovem de Ginástica Acrobática. Os ginastas da Secção de Ginástica das classes de Acrobática 1, 2 e 3, num total de 38 atletas, participaram em ambas as competições sendo que no Sábado a competição foi para os grupos de 1ª divisão e no Domingo o evento foi para os grupos da Divisão Base.

Nestas competições, são formadas equipas que têm de ser constituídas por 3 ou 4 pares/grupos de diferentes escalões, podendo ser repetidas categorias, sendo que cada clube pode apresentar diversas equipas na competição.

No 1º dia de competição a comitiva da Secção de Ginástica da AAC formou uma equipa constituída por 4 pares/grupos:

Grupo Feminino Juvenil: Francisca Fonseca/ Bianca Carvalho/ Maria Correia

Par Misto Júnior: Leonor Simões/ Lucas Silva

Grupo Feminino Júnior: Raquel Duarte/ Constança Monteiro/ Alexandra Simões

Grupo Feminino Sénior: Rita Costa/ Ana Silva/ Maria Santos

A equipa somou um total de 149,040 pontos que a classificou no 7º lugar entre 10 equipas participantes, sendo o 4º clube entre os presentes no evento.

Para o cálculo da nota final foram consideradas as 3 melhores notas finais da equipa, sendo que a nota total de cada grupo foi o somatório das notas dos esquemas de equilíbrio e de dinâmico.

Destaque ainda para o facto de o trio Feminino Júnior constituído por Raquel Duarte/ Constança Monteiro/Alexandra Simões, ter atingido nesta competição, a nota para ascender ao escalão ELITE JUN, passando assim a integrar esta categoria máxima de competição em termos nacionais.

No Domingo a Secção de Ginástica da AAC teve um maior número de participantes, estando representada por 11 pares/grupos que formaram 3 equipas. Estes grupos realizaram apenas 1 esquema cada (Escalões Iniciado e Júnior – esquema de Combinado; Escalão Juvenil – de acordo com o exercício da final: esquema de Dinâmico para os Grupos Femininos e esquema de Equilíbrio para os Pares Femininos), uma regra que difere da competição do dia anterior. Para o cálculo da nota final foram consideradas as 3 melhores notas finais da equipa.

A competição contou com um total de 30 equipas sendo que as equipas da Secção de Ginástica da AAC se classificaram no 6º, 14º e 20º lugar, uma ótima classificação tendo em conta a fase inicial da época competitiva e os Clubes participantes no evento que têm vários ginastas participantes e medalhados nos últimos campeonatos da Europa.  

As equipas desta Taça Jovem foram constituídas pelos seguintes grupos:

Equipa A: 78,420 Pontos – 6º lugar

Grupo Feminino Iniciado: Filipa Pereira/ Maria Almeida/ Catarina Baptista

Grupo Feminino Juvenil Base: Ema Lourenço/ Marta Nogueira/ Maria Baptista

Grupo Feminino Júnior Base: Maria Oliveira/ Isis Coutinho/ Beatriz Jerónimo

Equipa B: 74,150 Pontos – 14º lugar

Grupo Feminino Iniciado: Rita Nujo/ Maria Cunha/ Carolina Domingues

Par Feminino Juvenil Base: Maria Vilão/ Sofia Martins

Par Feminino Júnior Base: Inês Teixeira/ Leonor Almeida

Par Masculino Júnior Base: David Silva/ Guilherme Ferro

Equipa C: 72,580 Pontos – 20º lugar

Grupo Feminino Iniciado: Maria Machado/ Mariamar Almeida/ Eva Gonçalves

Grupo Feminino Iniciado: Maria Anjos/ Matilde Marques/ Francisca Oliveira

Par Feminino Juvenil Base: Leonor Pimenta/ Maria Anastácio

Grupo Feminino Júnior Base: Letícia Ferreira/ Alice Martins/ Beatriz Simões

Foram duas provas que correram sem falhas de maior e onde se continuou o trabalho de preparação para a época competitiva que vai continuar em força nos próximos 3 meses, permitindo continuar a crescer e a ajustar os exercícios apresentados.

A classe Acrobática 1 prepara agora a próxima competição em Tomar e as classes Acrobática 2 e 3 estão já em preparação para o MIAC, um evento internacional a realizar-se no início do mês de março na Maia.

Parabéns pelos resultados, bons treinos e continuação de um excelente trabalho a todos! 

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *