Taça de Portugal de Trampolins – sábado

Loulé foi palco da última competição do ano do calendário nacional da FGP: a Taça de Portugal. Esta é a prova que consagra os melhores dos melhores, apenas estão presentes os ginastas Elite e os melhores 8 de cada escalão. Em paralelo foi a última prova de apuramento para os Mundiais por Idades.

Os Trampolins tinham algumas expectativas, apesar dos apuramentos não serem nada fáceis fruto de várias falhas que decorreram ao longo do ano. A prova começou no DMT com a confirmação do apuramento de Joana Abrantes, apesar de ter falhado uma das séries, o facto de ter sido 1ª classificada na 1ª prova de apuramento deu-lhe uma vantagem muito significativa. Em competição esteve igualmente Beatriz Pinto que iniciou a prova de forma brilhante na 1ª série, mas que não conseguiu repetir na 2ª. Acabou por ficar em 4º lugar e a 0,5 pontos de marcar mínimos para o Mundial. Diogo Fernandes foi a seguir. Muito bem preparado, não conseguiu mostrar no momento que devia essa preparação, deixando que os nervos fossem mais fortes do que ele, falhando a 1ª série. Já sem pressão, realizou uma excelente série na 2ª, mas insuficiente para se apurar para o Mundial.

Ao mesmo tempo, Carolina Carneiro tentava o apuramento no trampolim, realizando 2 séries consistentes e conseguindo o melhor resultado do seu escalão, mas insuficiente para registar mínimos de apuramento.

No grupo seguinte e ainda no DMT, Rita Abrantes foi jogar pelo seguro, apostando na execução. Deu o seu melhor e mostrou que recepções perfeitas dão muitos pontos neste aparelho. Conseguiu ficar em 3º lugar, melhorando o 8º lugar em que se apurou para esta prova no Nacional. Ficou a apenas 0,4 pontos de marcar mínimos para o Mundial. Brilhante prestação, conseguiu a única medalha dos Trampolins na Taça de Portugal. Parabéns Ritinha!

Marta Marques terminou o dia no DMT com uma prova pouco conseguida devido a falhas na recepção das 2 séries. A preparação no ginásio tem de melhorar para se estar ao melhor nível na prova!

O dia terminou tal como começou, com garantia de mínimos para o Mundial! Desta vez no Trampolim sincronizado. No escalão 15-16 anos, Marta Marques e Beatriz Pinto falharam logo no 2º salto. No escalão de 13-14 anos, Diogo Fernandes e o seu companheiro do Vitória Futebol Clube (Setúbal) conseguiram finalmente realizar uma competição completa e registaram mínimos para o Mundial. No entanto, outros 2 pares também conseguiram e com notas ligeiramente acima. Havendo lugar apenas para 2 pares, esta prova foi insuficiente para conseguirem o objectivo tão ambicionado, terá que ficar para a próxima, pelo menos a vitória da amizade e das experiências partilhadas foi já muito grande!

As agora bi-campeãs nacionais de sincronizado Joana Abrantes e Sofia Guimarães voltaram a aparecer! Apesar de um fraco campeonato nacional, mostraram que estão novamente presentes e fortes! Deixaram a concorrência longe e chegaram à marca importante de 40 pontos, registando mínimos para o Mundial e garantindo a 2ª presença consecutiva nesta prova! Há ainda muito para trabalhar, mas mostraram que o sincronizado é muito mais do que saltarem ao mesmo tempo, é a amizade e a entreajuda que existiu nos treinos que lhes permitiu este excelente resultado! Parabéns meninas, agora é trabalhar ainda mais para conseguir uma posição melhor no Mundial!

O dia foi longo, mas a terminar em ambiente alegre. Jantar e dormida que no Domingo de manhã havia nova prova!

FOTOS

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *