Foi muito cheio o primeiro dia de Turnfest para a sub20!
Depois do pequeno almoço na escola, saímos para o céu de Leipzig que não se mostrava muito amigável. Alguma chuva e poucas abertas mas nada capaz de demover o entusiasmo da classe em conhecer a cidade e o evento. Depois de uma viagem de tram para o centro de Leipzig, visitámos alguns marcos como a Marktplatz, a igreja Thomaskirchhof e a estátua de Bach, antes de uma pequena caminhada até à nossa primeira actividade: uma viagem de barco pela ‘Pequena Veneza’ de Leipzig, um conjunto de canais que nos permitiu ver um pouco de quão verde é a cidade.
Desembarcados, alguma pressa para chegar com tempo ao centro de exposições onde funciona grande parte do que compõe este enorme evento, mas ainda deu tempo para a Maria Inês deixar a acreditação no meio do passeio. Nada de problemático, o Jorge vinha mesmo atrás super atento!
Depois de um almoço acelerado, chegámos finalmente ao enorme centro que aloja os muitos palcos, stands e locais de competição desta Turnfest, mas não houve tempo para grandes explorações porque a hora da nossa primeira apresentação urgia. O contexto deste nosso esquema inaugural foi um Workshop de Coreografia, algo que repetimos da nossa última visita à Turnfest e em que, depois de apresentado o nosso esquema, um coreógrafo trabalha connosco os aspectos que o possam melhorar ou modificar. O sol incidiu sobre a grande estrutura em vidro da nave central e foi neste cenário luminoso que mostrámos a uma plateia bem composta o que trouxemos de Portugal. Apesar das muitas alterações feitas para o dia de hoje, o esquema correu bem e foi recebido calorosamente pelas pessoas. A Sandra, a nossa coreógrafa brasileira há muito radicada na Alemanha, falou alegremente connosco no nosso querido português, traduzindo para o alemão a condução do trabalho que fomos desenvolvendo. No final, os seus reparos sobre a execução de certos movimentos e a correcção da postura de alguns momentos do esquema provaram-se valiosos quando repetimos o esquema para aplicar os ensinamentos.
Depois de se juntarem a nós a Carolina, Mariana, Inês, Sofia e Rita, saídas de Coimbra um pouco mais tarde devido a importantíssimas obrigações académicas, fomos procurar jantar a caminho da Cerimónia de Abertura, a nossa última paragem do dia. Depois de alguns percalços à entrada, lá nos juntámos ao mar de gente que se formava nas imediações da Red Bull Arena, estádio da equipa local de futebol, para acompanhar a cerimónia.
No final do dia, chegados à escola, fez-se o habitual balanço do que aconteceu e preparação do dia de amanhã. Até lá!
