Qualificativa TU

Um fim-de-semana em cheio também para o Tumbling da AAC. Chegou o dia das grandes decisões, onde as ginastas mais jovens tiveram de mostrar o seu valor, pois estava em jogo a sua qualificação para o Campeonato Nacional.

A prova qualificativa iniciou-se sábado, dia 14 de Fevereiro, pelas 10h com o escalão Juvenis Femininos. Em prova, no primeiro grupo, estiveram as ginastas Ana Pombo, Constança Cravo, Mariana Silva e Beatriz Figueiredo. No segundo grupo, passaram as ginastas Ana Teresa Santos e Ana Lucas. Com os nervos à flor da pele e com o apuramento para o Campeonato Nacional em vista, todas as ginastas deram o seu melhor. Séries bem executadas, um nível de dificuldade perfeitamente enquadrado no panorama nacional, com ginastas a arriscar séries que mostram que no futuro estarão ao nível das melhores ginastas do país, apesar das pequenas falhas. Esforço que acabou por ser recompensado, porque todas estas ginastas conseguiram o apuramento para a referida prova.

Nas bancadas, devido a uma lesão, ficou a ginasta Ana Bárbara Rodrigues, que já tinha conseguido o apuramento quando se sagrou campeã distrital. Esperamos que recupere depressa para poder voltar aos treinos.

A parte da tarde trouxe a prova das ginastas Iniciadas e Juniores Femininas.

No escalão de iniciadas competiram as ginastas Maria Paiva Veiga, Marta Nogueira e Carolina Marques, no primeiro grupo, e ainda as ginastas Leonor Costa, Sandra Casian e Francisca Pinto, no segundo grupo. É importante referir que a maioria deste grupo de ginastas compete pela primeira vez neste escalão, tendo também a sua estreia numa prova qualificativa. A ginasta Francisca Pinto já estava apurada para o Campeonato Nacional, por isso teve a oportunidade para elevar o grau de dificuldade, cumprindo ainda as suas séries com uma execução muito boa. Todas as outras ginastas se juntarão à Francisca no Campeonato Nacional, numa prova em que ultrapassaram as suas dificuldades e conseguiram mostrar que o esforço e a dedicação trazem sempre boas surpresas.

No escalão Júnior Feminino entraram em prova as ginastas Carolina Lucas, Beatriz Jácome e Daniela Gomes.

Com a Carolina Lucas já apurada para o Campeonato Nacional, foi também a prova ideal para experimentar novas séries e novos saltos. Mais uma vez foi uma tarefa muito bem sucedida, o que mostra que esta ginasta irá certamente surpreender no Campeonato Nacional. A ela se juntam as suas colegas de equipa que cumpriram as suas séries com muito boa execução, conseguindo assim o apuramento.

Já no domingo, foi a vez dos ginastas mais velhos, tendo a prova começado com os elites João Saraiva e Nuno Silvano. Quanto ao primeiro, fez uma prova “limpa” e com um bom nível. Já o Nuno, com uma falha na primeira série, acabou por perder uma boa oportunidade para pontuar para o apuramento para o Campeonato do Mundo. Resta no entanto a prestação nas finais em que o Nuno realizou uma nova série (o seu recorde de dificuldade), mostrando que o trabalho desenvolvido nos treinos está a ter resultado na competição.

De seguida foi a vez da Beatriz Rosendo entrar em ação que, com uma prova simples, com uma boa execução, acabou por terminar no 3º lugar, antevendo-se assim boas perspetivas para a sua participação no campeonato nacional.

No final da tarde, mais uma prova para o João Saraiva (apuramento para o Campeonato do Mundo por Idades), e mais uma vez acabou por realizar uma prova a um nível muito bom, tendo conseguido pontuar para o apuramento.

Balanço final para todos: muitos sorrisos e muita vontade de treinar para melhorar.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *