A terceira participação na World Gymnaestrada foi em Lausanne, em 2011 e foi peculiar já que no ano anterior a AAC participou no processo de apuramento para os Blocos de Interior mas não conseguiu o apuramento, ficando como 2º reserva.
Assim, com a participação a limitar-se às Apresentações de Cidade e devido aos elevados custos de inscrição, o grupo ficou limitado a 8 ginastas. No entanto, já em 2011 fomos surpreendidos com a indicação da federação de que um dos blocos apurados tinha desistido, tal o 1º reserva. Mas com 8 ginastas não tínhamos meios de apresentar o Bloco!
Desta forma, a solução foi fazermos um Bloco com outros 2 clubes, o que proporcionou uma magnífica participação no maior evento de Ginástica para todos, onde tivemos ainda a fantástica surpresa de vermos uma foto da participação da AAC a ter sido escolhida, para ilustrar a Gymnaestrada de 1999, numa exposição no Museu Olímpico!
2012, foi um ano singular, com o 8º Eurogym a realizar-se em Coimbra. A nossa cidade novamente anfitriã de um grande evento internacional, com 4.000 ginastas a adorarem participar no evento por nós organizado e onde pela primeira vez a Académica esteve presente com duas classes, já que à habitual SUB20 se juntou a mais jovem AraMista.
Às Apresentações e aos Workshops, juntou-se ainda a participação na cerimónia de encerramento e um inesquecível desfile pelas ruas de Coimbra a terminar num Estádio com 10.000 espectadores. Situação que se repetiu nas 3 cerimónias e que foi única neste tipo de eventos.
Dois anos depois, foi a vez de nos voltarmos a meter num autocarro e irmos até Helsingborg, na Suécia, para o 9º Eurogym, novamente com a participação da AraMista e da SUB20, com a particularidade de esta classe ter a honra de representar Portugal na Gala do evento.
Às duas excelentes apresentações neste momento nobre, certamente inesquecível, juntou-se a festa de mais um evento com permanentes atividades, apresentações e interação com jovens de toda a Europa.
Desta forma, tentámos recordar, um trajeto de 17 anos em eventos internacionais, com muitas dezenas de ginastas, com inúmeros momentos gratificantes e alguns de exceção e que permitiu à AAC ocupar um lugar de relevo na Ginástica para Todos.
O próximo desafio já está aí, uma vez que no apuramento para os Blocos de Interior, da Gymnaestrada 2015 na Finlândia, em 2015, a Académica teve sucesso e assim tudo se prepara a quarta participação na World Gymnaestrada.
Até 2015!