Ginástica Acrobática da AAC no X Maia International Acro Cup

  

A ginástica Acrobática da Associação Académica de Coimbra está mais uma vez na Maia para disputar aquela que é décima edição do Maia International Acro Cup, prova que se realiza até Domingo em simultâneo com a Taça do Mundo da FIG da mesma especialidade, e que é o maior Torneio Internacional da Modalidade organizado por um clube.

O evento organizado pelo Acro Clube da Maia, conta este ano com a participação de cerca de 760 ginastas e decorre nas instalações do Complexo Municipal de Ginástica da Maia ao longo de 5 dias, 3 dos quais de competição quase ininterrupta ao longo de 12 horas. Para a edição deste ano, o clube organizador conta com a participação 21 países.

Depois de um dia de treinos ao final do dia (5ª feira), os ginastas academistas estraram em ação logo na manhã de 6ª feira para realizarem os seus primeiros exercícios, concluídos no sábado com o segundo, tentando assim alcançar um lugar na final de Domingo. Para os participantes no escalão mais jovem (YOUTH), a competição foi bastante positiva apesar de não terem alcançado lugares nas finais, prémio que esteve muito perto de acontecer em ambos os casos. Para o par misto Raquel Duarte/Lucas Silva um pequeno desacerto no final do exercício ditou o 7º lugar, com a sensação de que algo bem melhor esteve perto de acontecer e escapou por muito pouco. Para o trio Mª. Helena Cunha / Filipa Guimarães / Margarida Lameiras, foi uma competição muito certinha, sem falhas, que as levou ao 18º lugar de 38 trios em competição (!) a apenas 0,4 lugar da final. Contudo, esta participação foi para os ginastas deste escalão uma fantástica oportunidade de conviver, aprender e competir num evento de ginástica ao melhor nível, sendo uma experiência que todos desejam repetir o mais rapidamente possível.

    

Na especialidade de trios e escalão Age Group 1 (11-16) os dois trios academistas alcançaram esse objectivo de aceder às finais, ao classificarem-se no 5º lugar – Mª Sofia Correia / Inês Germano / Mª. Beatriz Sousa – e no 11º lugar – Mª. Mafalda Almeida / Alexandra Simões / Carolina Mascarenhas – realizando uma competição muito regular, apesar da extrema competição entre os 35 trios presentes, com diferenças mínimas entre os participantes na disputa pelos 12 lugares da final. Na especialidade de pares femininos do mesmo escalão, o par feminino Simone Lopes/Bárbara Figueiredo alcançou também a final ao classificar-se em 10º lugar entre os 31 pares em competição, ainda que algumas notas nos tenham parecido estranhamente baixas para a sua performance. Espera-se o melhor para as finais deste escalão, com todos os nossos participantes nas finais e as notas a partir de zero novamente.

Já ao final do dia disputaram-se as competições dos escalões mais velhos, com o par feminino júnior Rita Fonte / Carolina Vaz, e o par misto sénior Pedro Calheiros / Beatriz Côdeas a entrarem em ação, para alcançarem ambos o 3º lugar das suas competições, ou seja, em posição de disputar o pódio na final de domingo, onde todas as notas são somadas às das preliminares. Em ambos os casos, com performances mais acertadas nos exercícios de equilíbrio do que no dinâmico, os pares conseguiram assegurar vantagens que os permitem manter na disputa das medalhas.

  

Aguardamos agora pelas finais de domingo para concluir mais uma participação no MIAC nesta edição de 10º aniversário. A comitiva da Académica conta ainda com a presença dos dois treinadores João Paulo Dias e Ana Rita Bastos e da Juiz Mariana Anjos.

Para todos a continuação de uma excelente competição e de vivência de momentos de ginástica a recordar. O evento pode ser acompanhado em www.acroteam.org/miac2016 quer pelo live streaming, quer pela consulta dos resultados.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *