Ginástica Acrobática da Académica abre época oficial de 2016

   

Neste sábado 20 de Fevereiro, teve lugar o Torneio José António Marques de Ginástica Acrobática para os escalões Juvenil, Júnior, Sénior e Elites, prova inicial da época 2016, organizada pela Federação de Ginástica da Portugal com a colaboração do Gimnofrielas.

A Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra esteve presente com um total de 12 ginastas de diferentes escalões, num total de 5 pares/grupos. Refira-se ainda a claque academista composta por pais dos ginastas e ex-ginastas da classe, que deram outro brilho às apresentações no momento de ouvir chamar os nossos ginastas. A todos o nosso obrigado!

A prova foi disputada no Pavilhão Paz e Amizade situado na cidade de Loures, tendo decorrido ao longo de todo o dia de sábado em duas sessões separadas por um intervalo para almoço.

  

A delegação Academista realizou os seus exercícios de Equilíbrio e Dinâmico ao longo das duas sessões, disputando os lugares do pódio em todas as especialidades em que esteve presente. Os ginastas academistas estiveram em excelente nível na primeira prova oficial da época 2016, ainda que já tenham existido para quase todos os ginastas 2 provas do processo de apuramento para o mundial de 2016, uma das quais o Twist Acro Cup disputado em Cascais. Com o nível apresentado e os resultados obtidos, seguramente que se espera um resto de época em bom nível, agora que estão prestes a chegar as provas de apuramento que conduzem os ginastas até ao Campeonato Nacional.

Para o par feminino vencedor Rita Fontes / Carolina Vaz foi uma prova ainda distante do que podem conseguir com mais algum treino e acerto no momento da competição, ainda que sejam visíveis melhorias em relação às primeiras provas da época. Ainda em pares femininos mas no escalão juvenil, Bárbara Figueiredo / Simone Lopes, realizaram dois exercícios de grande acerto, alcançando o segundo lugar do pódio. Também no escalão juvenil os dois trios presentes estiveram em excelente nível num escalão muito competitivo (10 trios presentes), com o trio Inês Germano / Beatriz Sousa / Maria Sofia Correia a alcançar o segundo lugar do pódio e o trio Carolina Mascarenhas / Alexandra Simões / Mafalda Almeida e ficar no 7º lugar, demonstrado mais uma vez o excelente nível técnico e artístico com que todos começaram esta época. Finalmente uma referência ao par misto sénior Henrique Mendes / Inês Anjos, que num escalão onde tudo se torna mais difícil, logrou alcançar um 2º lugar com uma melhoria técnica comparativamente à prova anterior, a demonstrar que com um pouco mais de treino e concentração competitiva poderão melhorar substancialmente a sua performance. O primeiro lugar parecia possível, mas uma pequena falha deitou tudo a perder.

Uma referência para o par misto Elite sénior Pedro Calheiros / Beatriz Côdeas, que apesar de inscrito não participou no evento devido a lesão, pelo que se aguarda a sua recuperação para as provas que se avizinham.

Para todos se deseja uma boa continuação da progressão agora demonstrada!

Os resultados desta jornada foram:

2º lugar – Bárbara Figueiredo/Simone Lopes – Par Feminino Juvenil

2º lugar – Inês Germano/Beatriz Sousa/Maria Sofia Correia – Trio Feminino Juvenil

7º lugar – Carolina Mascarenhas/Alexandra Simões/Mafalda Almeida – Trio Feminino Juvenil

1º lugar – Rita Fontes/Carolina Vaz – Par Feminino Júnior

2º lugar – Henrique Mendes/Inês Anjos – Par misto sénior

Para os ginastas, esta primeira competição oficial foi o arranque para uma época que só terminará em Junho com os Campeonatos Nacionais e Taça de Portugal. Até lá, terá lugar o campeonato distrital JUV/JUN/SEN já no próximo fim-de-semana e as provas qualificativas para o Campeonato Nacional. A participação em eventos extra calendário será também relevante, com destaque para o Maia Internacional Acro Cup a disputar dentro de 15 dias em Março próximo.

  

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *