Eurogym 2022 – Neuchâtel – Dia 5
Hoje o dia começou igualmente cedo mas com uma responsabilidade diferente. Hoje é dia da nossa última apresentação neste evento, da última apresentação do esquema da época, e para muitas, o último esquema nesta classe!
Começamos por nos dirigir ao pequeno almoço. De estômago cheio fomos todos para o sofá lounge à beira rio onde pudemos aproveitar o sol e as vistas para os Alpes durante um bocado.
Ao marcar das 8:30 estávamos já prontos para o “throw the flag”, um desporto nacional da Suíça onde se fazem acrobacias com uma bandeira. É um dos desportos nacionais mais antigos da Suíça. Como luta livre ou yodeling, esta arte é apresentada principalmente em festivais tradicionais. Uma ex-campeão mundial esteve a ensinar-nos os mais diversos truques e movimentos, e saímos daqui prontos para participar nas tunas académicas de Coimbra!
De seguida, os treinadores tiveram que se dirigir à esquadra de Neuchâtel para resolver o regresso a Portugal das ginastas sem carteira. Mas esta viagem estava longe de ser fácil e deram logo com o nariz na porta. Depois de umas decifras de informações na porta, lá fomos para a loja do cidadão ao fundo da rua, que nos indicaram, com a ajuda do tradutor, que nos devíamos dirigir a uma esquadra já nos limites da cidade. De mapa na mão e algumas indicações estuais, lá nos metemos no autocarro com um motorista português que nos ajudou a chegar ao destino. Já perto de termos os documentos necessários, disseram-nos que as ginastas teriam de estar presentes, mas estando a meio de um dia muito atarefado lá se conseguiu convencer os agentes a acompanharem-nos à zona de apresentações, aproveitando a boleia!
11h50 estávamos despachados, mas tínhamos um passeio de barco planeado para as 12h10.. será que chegamos a tempo? Mochilas às costas e lá vamos nós todos em passo de corrida até ao Porto, chegando mesmo na hora H! Tudo para dentro do barco e agora é tempo de relaxar e aproveitar a paisagem maravilhosa deste lago!
Um hora e meia depois já estávamos de volta e agora era tempo de fazer um pequeno roteiro pela cidade, mas os nossos ginastas já estavam a dar os primeiros sinais de cansaço e o dia estava quente, pelo que encurtamos o roteiro, visitamos as muralhas antigas do castelo e regressamos à escola para fazermos penteados e maquilhagens e começarmos a preparar o esquema. Puxa cabelo para trás, põe muito gel, passa uma sombra colorida na pálpebra e estamos a ficar prontos. Ainda dá tempo de marcar o esquema e relembrar bem os lugares e vamos depois rumo ao jantar, o mais cedo da semana mas para dar tempo de digerir um pouco.
A passo rápido fazemo-nos a caminho do palco da nossa apresentação. A nossa Inês foi atraiçoada por uma vespa, que conseguiu acertar mesmo por baixo do pé mas depois de uns curativos lá retomamos o caminho. Chegados à zona de apresentação, começam a sentir-se os nervos do último esquema do ano e da dificuldade de aquecer em condições. O dedo da Inês já começa a parecer uma batatinha e dificulta o pousar no chão. Veio a senhora da organização dar umas informações em francês mas graças à nossa Diana percebemos que o nosso esquema será mais cedo. Últimos preparativos e corre para a zona do palco, nem deu tempo para respirar! Infelizmente, o pé da Inês não possibilitou a entrada neste esquema, mas mais virão!
Quatro minutos depois, cá estávamos, já fora do palco de lágrimas nos olhos e abraços apertados às amigas. E estão de parabéns os ginastas! Saiu um esquema muito bom e cheio de sorrisos. Tivemos ainda uma surpresa do pai da Diana, com um bolo com as carinhas dos nossos ginastas para celebrar este último esquema, nem uma migalha sobrou!
Agora vamos descansar para a beira do lago, ir ao último banho nesta maravilhosa paisagem e aproveitar para relaxar. Amanhã já é o nosso último dia aqui, mas é um dia mais calmo para aproveitarmos ao máximo!