Estágio de Trampolins em Vila do Conde

Realizou-se no fim de semana passado, em Vila do Conde, o estágio anual das classes de Trampolins.

Trata-se de um evento que as classes têm promovido, numa altura não competitiva e que permite usufruir de várias experiências diferentes face ao habitual ritmo competitivo do ano.

Vila do Conde é uma das “catedrais” dos trampolins em Portugal, com condições fantásticas de treino (por exemplo, com 7 trampolins e 1 DMT sempre montados), com o auxílio de técnicos com larga experiência como a Marta Ferreira e o Hugo Paulo (este último também treinador nacional), com o apoio da CM de Vila do Conde na cedência do espaço e do Ginásio Clube Vilacondense e dos seus directores que auxiliaram na organização do fim de semana.

A proposta era um pouco diferente do habitual, já que os ginastas não só treinaram no ginásio, como dormiram no praticável e nos colchões à volta dos trampolins, o que para quase todos foi uma novidade, mas que permitiu vivenciar de forma mais entusiasmante estes 3 dias, sempre em óptima companhia.

A viagem foi feita com a ajuda dos pais dos ginastas no transporte. Aqui e ali sentiu-se que, para os mais novos, foi mais difícil a separação no fim de semana…mas apenas por parte dos pais, já que os ginastas rapidamente quiseram ficar no pavilhão sem os olhares dos pais, como é normal!

O primeiro treino foi curto, já que a viagem ainda é longa, principalmente passando o trânsito do Porto em hora de ponta. O jantar já terminou depois das 23h30 e o caminho de regresso ao pavilhão foi rápido com a chuva a ajudar o passo largo!

Tudo pronto para dormir, não fosse o jogo no pavilhão principal ter ido para prolongamento e ter terminado já depois das 00h30, o que para todos foi óptimo, assim puderam estar até mais tarde com a luz acesa. As duas equipas ainda não se tinham conhecido muito, AAC dormiu num lado, GCV dormiu no outro, próximos, mas ainda sem confiança. Mais ou menos lá foram dormindo após a luz apagar.

Segundo dia, o acordar foi antes das 7h00, já que a claridade foi entrando no pavilhão bem cedo e ainda havia muita energia. Pequeno almoço no bar do pavilhão, muito bem servidos com sorrisos e simpatia!

Bom aquecimento, melhor treino, nem queriam terminar! Alguns recordes batidos, saltos mais bem feitos, parece que em estágio tudo sai melhor!

Almoço muito bom num dos restaurantes emblemáticos da cidade: Ramon! Sempre muito bem servidos pela D. Rosa, pela sua mãe e pelo seu marido e agora também pelo filho e filha, também eles ligados aos trampolins e acrobática, respectivamente.

A Inês (GCV) quis oferecer aos academistas uma visita a pé pela cidade, muito agradecida pelos nossos jovens, que se fartaram de tirar fotografias à bela Vila do Conde. Ajudou também a estreitar laços entre os ginastas – obrigado Inês!

Regresso ao pavilhão, mais um excelente treino, cheios de motivação. Séries completas, saltos novos, ligações novas, mais altura nos saltos e mais execução…tudo mais!

Fim do treino, tomar banho e preparar…não é o jantar de gala, mas é o jantar onde se cantam os parabéns à Joana Coelho que fez anos durante a semana e quis oferecer o bolo de aniversário e umas aboboras de Halloween a todos – para repor o açucar perdido nos treinos 🙂

Regresso do jantar e regresso ao praticável para mais uma noite de confraternização! Agora todos juntos que já se conhecem, excelente espírito de grupo e amizades que se ganharam.

Acordados até um pouco mais tarde do que o habitual em pequenas conversas, outros não aguentaram e adormeceram do cansaço, mas dentro do razoável. A noite foi mais longa do que a anterior, até porque acordaram já perto das 8h30, hora do pequeno almoço…tão perto que a maior parte foi comer ainda de pijama!

O último treino do dia foi o mais difícil, cansaço acumulado e 4 treinos em pouco tempo, ninguém é de ferro. No entanto, o esforço foi bem presente em todos e ninguém baixou os braços para fazer boa figura na parte final.

Excelente convívio, terminou com mais um almoço no Ramon e a despedida com um até breve entre todos. A viagem foi tranquila, a maior parte não aguentou e dormiu até Coimbra e acreditamos, durante grande parte da tarde.

Um fim de semana muito bem passado em Vila do Conde, que deixa vontade de repetir!

FOTOS

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *