Conhecem as nossas Ginastas que vão ao Campeonato do Mundo?

Na próxima semana a Académica terá o seu quarto par/grupo internacional a participar no 26º Campeonato do Mundo de Ginástica Acrobática.

De facto, após a estreia na década de oitenta, com o par feminino Sara Pereira / Susana Vitor, seguiu-se a fase do pares mistos, nos anos 90, com Ricardo Baptista / Filipa Vital e já neste milénio com João Martins / Inês Germano.
Se estão recordados a estreia em grupos femininos esteve prevista para o Campeonato da Europa de 2015, com o apuramento do trio Ana Figueiredo / Ana Pratas / Constança Monteiro, até que uma lesão, nas vésperas do evento, impediu tal participação.
Essa estreia concretizou-se o mês passado na Taça do Mundo da Maia e vai agora repetir-se no 26º Campeonato do Mundo de Ginástica Acrobática com o trio Ana Fontes / Ana Pratas / Ísis Coutinho.

Mas quem são elas?
Ana Rita Fontes, tem 19 anos e começou na ginástica aos 7. À passagem pelas diversas classes de formação, sucedeu o ingresso na área de competição de Acrobática, onde fez grupos e pares femininos, chegando a alcançar o título nacional. É estudante na Escola Superior de Enfermagem.

Ana Rita Pratas, segue estudos em Medicina, tem 20 anos e entrou para a competição após o trajeto habitual das classes de formação onde ingressou aos 6 anos. Em 2015/2016 fez uma época na classe sub20, regressando de seguida à Acrobática (o que lhe vale o epíteto de “falsa”, pelos colegas da classe de Representação) para alcançar o que tinha ficado tão perto.

Ísis Coutinho, apresenta um percurso totalmente invulgar, porque entrou no ginásio aos 11 anos, no final da época, pela mão de uma amiga, ginasta, “só para experimentar”. Quem a viu, não teve dúvidas e ingressou diretamente na classe de Acrobática e aos 14 vai ao Campeonato do Mundo! O 3º período do 9º ano na EB de Condeixa-a-Nova vai ter que esperar uma semana.

Com elas, a equipa técnica do João Paulo, da Ana Rita e da Sandra, mais as coreografias da Gucha, que em conjunto, nos vão fazer sonhar daqui a uns dias!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *