Aniversário 50 anos da Secção de Ginástica

A Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra foi fundada no dia 31 de Janeiro de 1964, comemorando hoje 50 ANOS!

No início a prática de ginástica realizava-se apenas na vertente da ginástica de aparelhos, progredindo depois para a Ginástica Desportiva e Rítmica e mais tarde para as modalidades de acrobática, trampolins e tumbling.

Simultaneamente também a ginástica de representação, foi dando a possibilidade a que todos os ginastas pudessem ter um lugar e não só os que gostavam ou tinham capacidade para competir.

Atualmente a Secção de Ginástica (SG) tem a responsabilidade de ser a maior secção desportiva da AAC, expressando-se em números de grande impacto com sendo os mais de 400 praticantes, as cerca de 100 horas de atividade semanal, um corpo técnico com mais de 2 dezenas de técnicos, a participação em 3 dezenas de competições e saraus de ginástica um pouco por todo o país.

Para além destes números a Secção tem contado nos últimos anos com um aumento dos ginastas com estatuto de Alto Rendimento e Elites, dos Títulos de Campeão Nacional, e das participações em Campeonatos da Europa e Campeonatos do Mundo.

Todos estes resultados são o culminar de uma atividade que se desenvolve desde os 3 anos de idade, que abrange a formação de uma forma eclética no espetro gímnico, que evolui para os modelos competitivos da Acrobática, dos Trampolins e do Tumbling e que permite ainda, manter uma ligação à atividade gímnica para todos através das classes de Demonstração e que se materializa no sarau anual, momento de grande espetáculo e com lugar no programa anual de eventos da cidade de Coimbra.

Não menos importante, a permanente relação com o meio estudantil, onde a SG continua a assumir facilidade de inscrição para todos os estudantes que pretendem fazer atividade física naquele que continua a ser O Ginásio de eleição do meio universitário, através do nosso Lazer onde é possível praticar Aeróbica, Step, e os bem acolhidos programas da Les Mills.

Sendo uma Secção dinâmica e com iniciativa, ao longo da sua história foram também inúmeras as organizações de eventos a que se propôs e realizou, desde Torneios Internacionais, Campeonatos do Mundo, Taças do Mundo e mais recentemente a co-organização no grande momento desportivo da cidade de Coimbra em 2012 que foi o Eurogym – festival europeu de ginástica, que trouxe à cidade 4.000 ginastas de toda a Europa.

Não podemos deixar de realçar que todos os resultados, actividades e projetos não teriam sido possíveis sem o contributo da enorme massa humana que ao longo destes 50 anos fez e foi a SG, antes de mais os ginastas, mas também os pais, os técnicos, os dirigentes, etc. e todos quantos colaboram para este resultado. É esta a essência da SG, mais do que o equipamento, os ginásios, os eventos, as condições de treino e os resultados que foram quase sempre melhorando ao longo destes 50 anos.

O historial desta secção é muito vasto. Já lá vão cinquenta anos repletos de emoções, competições, medalhas, reconhecimento e acima de tudo muito desportivismo! Ao longo do ano de 2014 iremos relembrar estes momentos marcantes nas diversas atividades planeadas.

Contudo, o trabalho de todos aqueles que fazem parte da secção de ginástica não se irá cingir às recordações que temos dos 50 anos passados, mas sim continuar a trabalhar com amor e dedicação para que a família cresça e evolua nunca perdendo a identidade que é ser, a Secção de Ginástica da Associação Académica de Coimbra!

PARABÉNS !

A Presidente, Ana Rita Bastos

 Clique aqui para consultar o programa provisório da comemoração dos 50 anos da Secção de Ginástica

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *