A AAC no Campeonato Territorial de Ginástica Acrobática 1ª Divisão e Infantis

Decorreu no passado Domingo, 13 de Março, no Pavilhão 1 do Estádio Universitário de Coimbra o Campeonato Territorial de Ginástica Acrobática de 1ª Divisão e Infantis numa co-organização da Associação de Ginástica do Centro com a AAC.

Numa manhã marcada pelo luto académico decretado, os ginastas da Associação Académica de Coimbra vestiram-se de preto para homenagear o seu Presidente com os seus melhores esquemas e uma maravilhosa presença. Após prestado o minutos de silêncio, deu-se início à competição, considerada a mais importante da época uma vez que concede o acesso ao tão desejado Campeonato Nacional, e que, mediante notas mínimas e quotas, assegura ou não o apuramento para esse evento.

O regresso a uma competição na nossa “casa” e com público foi sem dúvida uma grande alegria para os nossos ginastas e mais um factor de motivação para darem o seu melhor! As bancadas estiveram sempre ao rubro e conseguimos trazer de volta aquele  nervoso miudinho habitual nestas andanças.

            A AAC participou com a maior comitiva no Campeonato, com um total de 62 ginastas, a que correspondem 19 pares/grupos, repartidos pelos vários escalões e especialidades. Estes ginastas provêm das classes de competição de Ginástica Acrobática da Secção (Acrobática 1, 2 e 3) mas também das 3 classes de formação geral (as Prés Competição infantil 1 e 2 e Iniciados), naquela que foi uma excelente estreia. Sem dúvida um orgulho e uma proeza destes ginastas que conseguiram estar presentes!

Durante esta competição a AAC obteve excelentes resultados, sendo o Clube que mais vezes subiu ao pódio, conseguindo sagrar 5 pares/grupos Campeões Distritais, 2 Vice-campeões Distritais e ainda obteve 3 terceiros lugares! Em termos de equipas, a AAC sagrou-se campeã Distrital no escalão sénior, vice-campeã em Juniores e 3ª classificada em Juvenis e Infantis sendo o único clube com equipas em TODOS os escalões.

            Todos os pares/grupos obtiveram nota de apuramento ainda que um dos grupos tenha para já ficado fora das quotas para o Campeonato Nacional.        

            Não podemos deixar de referir que atualmente o panorama da Ginástica Acrobática no distrito é de alto nível, sendo a competição disputada com Clubes também de excelente qualidade e resultados, sendo este factor ainda mais motivador para trabalhar e nos superarmos treino após treino.

As classificações finais de participação foram as seguintes:

Infantis

Pares Femininos

– Ana Rasia / Alice Pires – 2º lugar

– Leonor Revez / Frederica Tavares – 4º lugar

– Margarida Costa / Matilde Quinteiro – 6º lugar

– Mafalda Fortunato / Inês Tapada – 8º lugar

– Maria Pais / Maria Marques – 9º lugar

– Maria Ribeiro / Lara Oliveira – 11º lugar

Grupos Femininos

Maria Marques / Maria Câmara / Maria Vinagre – 7º lugar

– Inês Castro / Maria Luís Rodrigues / Rita Andrade – 9º lugar

– Beatriz Martiniano /Joana Moita / Rita Santos – 10º lugar

Par Misto

– Diana Campises / Simão Ferreira – 1º lugar

EQUIPA infantil: Margarida Costa / Matilde Quinteiro; Maria Marques / Maria Câmara / Maria Vinagre; Diana Campises / Simão Ferreira – 3ª lugar

Juvenis

Pares Femininos

  • Maria Vilão / Mariana Domingues – 3º lugar

Trios Femininos

  • Maria Anjos/Raquel Duarte/Rita Costa – 5º lugar
  • Maria Machado/Beatriz Carvalho/Matilde Marques – 6º lugar

EQUIPA Juvenil

            – Maria Vilão / Mariana Domingues; Maria Anjos/Raquel Duarte/Rita Costa; Maria Machado/Beatriz Carvalho/Matilde Marques – 3º lugar

Juniores

Pares Femininos

  • Rita Nujo / Bianca Carvalho – 2º lugar
  • Mariana Ferreira/Luísa Alves – 3º lugar

Trios Femininos

  • Filipa Pereira / Maria Baptista / Catarina Baptista – 3º lugar
  • Francisca Fonseca / Maria Cunha / Maria Correia – 4º lugar

Pares Masculinos

            – Nuno Correia/Pedro Neto – 1º lugar

EQUIPA Júnior

            -Rita Nujo / Bianca Carvalho; Filipa Pereira / Maria Baptista / Catarina Baptista; Francisca Fonseca / Maria Cunha / Maria Correia – 2º lugar

Seniores

Pares Femininos

  • Ema Lourenço/Beatriz Jerónimo – 1º lugar

Pares Mistos

  • Margarida Cruz/Rui Sousa – 1º lugar

Quadras Masculinos

  • David Silva / Lucas Silva / Guilherme Ferro / João Pinto – 1º lugar

EQUIPA Senior

  • Ema Lourenço/Beatriz Jerónimo; Margarida Cruz/Rui Sousa; David Silva / Lucas Silva / Guilherme Ferro / João Pinto – 1º lugar

A todos os participantes desejamos muitos parabéns por terem resistido até este ponto, após duas difíceis épocas e ainda assim apresentarem exercícios condignos com bastante valor gímnico, onde as pequenas falhas continuarão a ser alvo de trabalho para poder melhorar ainda até ao CN, obtendo melhores notas do que aquelas que foram possíveis obter!

Continuação de um bom trabalho para todos e até breve!

Viva a Ginástica!

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *