World Gymnaestrada 2023 – Dia 1

‘Declaro aberta a Gymnaestrada Mundial Amesterdão 2023!’ 

Foi com entusiasmo e emoção que a voz de Manon Crijns, presidente do comité organizador do evento, soou no Estádio Olímpico de Amesterdão, arrancando aos quase 20000 participantes uma ovação bem demonstrativa da alegria que se sente ao estar aqui. 

Mas já lá vamos!

Como a cerimónia de abertura nos iria ocupar a tarde deste domingo, tirámos a manhã para um grande passeio pelas ruas e canais de Amesterdão. Sempre de passo acelerado, conseguimos fazer um percurso com alguns dos marcos importantes da cidade como a Casa da Anne Frank, Homonument, Beginhof, o bairro De Negen Straatjes e a Dam Square com todos os seus monumentos. A chuva foi ameaçando ao longo de toda a manhã mas nunca nos amedrontámos e no final contámos com quase 10km caminhados pela beleza tão especial da capital dos Países Baixos.

Ao almoço foi possível conhecer o pavilhão onde ocorrem as refeições do evento e, depois de repostas as energias, fomos para a concentração que daria início ao desfile até à cerimónia de abertura. Fizemos o percurso até ao Estádio Olímpico sempre com entusiasmo e, depois de anunciados os países participantes e da abertura oficial do evento, seguiu-se a cerimónia com uma mostra da ginástica local e alguns momentos muito especiais, como a intervenção da ginasta dos Países Baixos que, com 93 anos, relatou a sua participação em todas as edições de sempre da Gymnaestrada Mundial, exaltando o espirito do evento e o carácter unificador da ginástica.

Amanhã entramos em ação logo de manhã, com a primeira apresentação da semana. Até lá!